BNDigital

Memória | Inauguração da Ponte Rio Niterói

04 mar 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Obra Pública, Ponte Rio Niterói, Secult

A Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio Niterói, é uma via de 13 km que interliga as cidades do Rio de Janeiro e Niterói e facilita o acesso a outras cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A ponte erguida sobre a Baía de Guanabara leva o nome do ex-presidente Arthur Costa e Silva, homenagem ao político que autorizou a construção do empreendimento.

Antes da ponte ser construída, para acessar o outro lado da Baía, era necessário percorrer um trajeto de mais de 120 km, através da cidade de Magé. Dado o longo percurso e o aumento de circulação da população e dos transportes e serviços de carga entre os municípios, era cada vez mais urgente a construção da ponte. Em 1963 um grupo de pesquisa foi criado e em 1965 uma equipe executiva já estava trabalhando, projetando a construção.

O projeto de autoria de Mário Andreazza, na época, Ministro de Transportes, foi assinado pelo presidente Costa e Silva em 1968. Neste mesmo ano houve uma inauguração simbólica, com a presença da rainha britânica, Elizabeth II. Em 1969, a obra foi iniciada, as estruturas foram importadas da Inglaterra e vieram ao Brasil através de transporte marítimo.

Após seis anos de obra, a ponte foi inaugurada em 4 de março de 1974, pelo presidente Médici, tornando-se, uma via de grande relevância para os fluminenses. A ponte é a maior da América do Sul, atendendo inúmeros veículos todos os dias. Acesse a reportagem sobre a inauguração da via publicado pelo Correio da Manhã.

(Seção de Iconografia)