BNDigital

Memória | Inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

14 jul 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, João do Rio, Secult, Theatro Municipal

No dia 14 de julho de 1909 inaugurava-se o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A data, o dia da queda da Bastilha, evento central na Revolução Francesa de 1789, certamente não foi ao acaso. O cenário era o Rio remodelado pelo prefeito Pereira Passos. No entorno um conjunto arquitetônico monumental e o Teatro Municipal tinha lugar de destaque num Rio de Janeiro que almejava europeizar-se.

No álbum sobre o Teatro Municipal que ilustra este post, escrito em português e francês, o cronista João do Rio, autor do texto, elogia a obra de Pereira Passos que fazia do Rio de Janeiro “uma pequena Londres sob o céu equatorial”. O álbum, lançado em 1913 pela Photo Musso, conta a história da construção do teatro e o descreve em detalhes.

João do Rio rememora a importância da campanha de Arthur Azevedo para a construção do Teatro Municipal para que sediasse uma Companhia de teatro municipal nos moldes da Comédie Française. Justa homenagem, ainda mais porque ele não chegou a ver o Teatro porque faleceu antes. A princípio o prefeito Pereira Passos pensou em remodelar o Teatro São Pedro de Alcântara, projeto que ficou inviabilizado por discordâncias com o Banco do Brasil que tinha a propriedade do imóvel.

A inauguração do Teatro Municipal significou a conquista de um centro de sofisticação da vida artística e cultural da cidade. Artistas consagrados como Eliseu Visconti, os irmãos Rodolpho e Henrique Bernadelli, Rodolpho Amoedo e Giandomenico Faccina foram convidados para executar os trabalhos de decoração do teatro. O projeto inspirava-se no edifício da Opera de Paris, projetado por Charles Garnier (1825-1875), evocando um novo Rio de Janeiro republicano, civilizado.

(Seção de Iconografia)

João do Rio. Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ: Photo. Musso, 1913. 136p, il, p&b.