BNDigital

Memória | Inaugurada a estação de televisão brasileira TV Tupi Rio de Janeiro

20 jan 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags 1951, Biblioteca Nacional, fernanda Montenegro, História, Secult, TV Brasileira, TV Tupi Rio

Em 20 de janeiro de 1951, feriado de São Sebastião foi inaugurada a TV Tupi na cidade do Rio de Janeiro, sintonizada no canal 6. Lá, o empresário Assis Chateaubriand, dono da maior rede de comunicação da América Latina, somando um monopólio de mais de 90 empresas entre jornais, revistas, estações de rádio e emissoras de televisão lançava o mais moderno empreendimento. Prestigiaram o evento o presidente Eurico Gaspar Dutra e o prefeito do Rio de Janeiro, General Ângelo Mendes de Moraes. Os estúdios da emissora ficavam na Avenida Venezuela, no centro do Rio de Janeiroe o auditório assim como a central técnica da emissora funcionavam nas antigas dependências do Cassino da Urca, no tradicional bairro da Urca.

Como os aparelhos de televisão eram raridade entre o potencial público televisivo, foram espalhados estrategicamente televisores em vários pontos da cidade provocando grande expectativa entre os populares. A inauguração resultou num grande sucesso!

A programação, iniciada às 20h:30 contava com a apresentação do radialista e locutor Luiz Jatobá e Haydée Miranda. Entre as apresentações, a orquestra Tabajara, seguida de outras atrações musicais como Antônio Maria e Dorival Caymmi, Dircinha Baptista, Trio de Ouro com a participação de Herivelto Martins e outros. A programação encerrou com a participação do lutador de Jiu-jitsu Hélio Gracie, entretendo os convidados.

A experiência no rádio, no teatro de revista e o êxito dos filmes da Atlântida deram o tom inicial à programação da Tupi Rio. Tanto a produção, quanto a direção dos programas contavam com nomes hoje consagrados na história do audiovisual brasileiro como Oduvaldo Vianna, Mauricio Sherman e João Loredo.

O apoio publicitário era fundamental para a manutenção dos programas televisivos, sendo comum a associação das marcas às atrações diárias. Assim, os primeiros programas como o“Telejornal Brahma”, substituído mais tarde pelo “Seu repórter Esso” batia recordes de audiência. Em 1953,a estreia do sitcom “Alô, Doçura!”de Cassiano Gabus Mendes, com o elenco formado pelo casal Eva Wilma e John Herbert se tornou um dos queridinhos da grade. Já os programas de auditório eram a grande sensação. “Caravana da Alegria” apresentada pela primeira vez no Cine Oásis e“Discoteca do Chacrinha” conduzido por aquele que se tornaria um dos maiores comunicadores da televisão brasileira: Abelardo Barbosa.

Entre as atrações infanto-juvenis, destaque para Gladys e seus bichinhos, Teatrinho de Trol e o “Circo Bom Bril” comandado pelo palhaço Carequinha.A atração circense perdurou por 16 anos. Pelo casting da Tupi também passou os humoristas Renato Aragão e Dedé Santana, dupla que elevava os índices do ibope da rede.

Aos finais da década de 1960 com a saída gradual de Chateaubriand da corporação, a Tupi Rio sofre ajustes no intuito de modernizar sua rede face à programação exibida pela nova concorrente Globo. No entanto, anos mais tarde, questões financeiras forçam a emissora a alugar horários livres para produtores independentes, a maioria igrejas evangélicas, prática que perdura na televisão brasileira.

Em 1981, o Governo Federal cedeu a concessão do canal 6 ao empresário Adolpho Bloch, proprietário do Grupo Bloch assumindo o controle da TV Manchete. Marcada pelos slogans “A Emissora da Família” e “A Imagem Viva do Bom Gosto” a TV Tupi Rio encerrava suas atividades deixando importante legado para a memória cultural brasileira.

Na imagem a consagrada atriz Fernanda Montenegro no estúdio da TV Tupi do Rio de Janeiro, onde ocupa a posição de primeira atriz teatral.

(Seção de Iconografia)


Revista Cruzeiro, edição n.44 de 18 de agosto de 1951