BNDigital

Música | Beto Guedes – “O medo de amar é o medo de ser livre”

13 ago 2021

Artigo arquivado em Música
e marcado com as tags Beto Guedes, O medo de amar é o medo de ser livre, Sol de Primavera

Alberto de Castro Guedes, conhecido por gerações apenas por Beto Guedes, nasceu em 13 de agosto de 1951, na cidade de Montes Claros, localizada ao norte de Minas Gerais. Seus pais Júlia de Castro Guedes e Godofredo Guedes eram baianos, foi o caçula de uma família de oito irmãos. 

Começou a tocar o seu primeiro instrumento, um pandeiro, aos 8 anos, acompanhando o pai, seresteiro de Minas Gerais e um dos mais apreciados.  

Trajetória 

Em 1960 mudou-se para Belo Horizonte. Coincidentemente ou não, tornou-se vizinho da família Borges. Beto Guedes mais Lô, Márcio, Yé Borges criaram um conjunto - The Beevers, com repertório exclusivamente dedicado aos Beatles, que manteve-se ativo por 5 anos, quando retorna para sua cidade natal, em 1965. Lá formou uma nova banda, Os Brucutus, formada por Cabaré, Patão, Boca e Beto Guedes e tocavam versões dos Beatles, dos Byrds, do Roberto Carlos e Renato e seus Blue Caps. 

Beto Guedes e Lô Borges voltaram a se reunir e a trabalhar juntos em meados do ano de 1969. E quando surgiram os festivais, começaram a participar.

- Festival Estudantil da Canção tiraram 5º lugar com a música Equatorial (Lô, Márcio Borges e Beto Guedes). 
- Festival Internacional da Canção (1970), Feira Moderna (Lô, Beto e Fernando Brant) fica em 8º lugar. 

1972 – Volta a morar em Belo Horizonte, e reorganiza o chamado “Bloco B” – uma espécie de Clube da Esquina. No mesmo ano, com Lô Borges, Flávio Venturini, Vermelho e Sirlan, formam a banda Fio da Navalha, mas não chegam a gravar. No disco "Clube da Esquina", participou tocando baixo, viola de 12 cordas, guitarra, percussão e cantando com Milton Nascimento as faixas - Saídas e Bandeiras nº 1, Saídas e Bandeiras nº 2 (ambas de Milton e Fernando Brant), e Nada será como antes, de Milton e Ronaldo Bastos.

1973 – Com os companheiros do Fio da Navalha e convidados gravou um LP divido entre ele, Novelli, Toninho Horta e Danilo Caymmi.

1975 – Em companhia de Milton Nascimento, no LP Minas, gravou a música Fé Cega, Faca Amolada e depois um compacto com as musicas Caso você queira saber (Beto Guedes, Flávio Venturini, Márcio Borges e Vermelho) e “Norwegian Wood” (John Lennon e Paul Mc Cartney).

1977 – Foi a vez de gravar o álbum Página do Relâmpago Elétrico, a principio, como integrante da banda mineira 14 Bis, mas o álbum acabou sendo lançado como álbum solo . A repercussão superou as expectativas. Maiores “hits”: A Pagina do Relâmpago Elétrico e Lumiar (Guedes e R Bastos), Maria Solidária (Milton & Brant) e Nascente (F Venturini e M Antunes).
Casou-se com Silvana Freitas, em Belo Horizonte. 

1978 – Lança o álbum Amor de Índio, que se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira.  “Hits”: Amor de Indio e Gabriel (Guedes e R Bastos), Feira Moderna (F Brant, Guedes e Lô), Luz e Misterio (Guedes e C Veloso) e O Medo de Amar é o Medo de ser Livre (Guedes e F Brant).
Nasceu Gabriel, seu primeiro filho.

1979 - Marcou presença no disco Clube da Esquina nº2 de Milton Nascimento com a maioria dos integrantes do “Bloco B” (Lô, Venturini, Horta, Vermelho, Hely) 

Lançamento do álbum Sol de Primavera. “Hits”: Sol de Primavera (Guedes e R Bastos), Roupa Nova (Guedes e F Brant), Pela Claridade da Nossa Casa (Guedes, M Antunes e M Borges) e a belíssima Casinha de Palha, de autoria de Godofredo Guedes, seu pai. 

1981- Lançamento do álbum Contos da Lua Vaga . “ Hits”: O Sal da Terra e Canção do Novo Mundo (Guedes e R Bastos), Contos da Lua Vaga (Guedes e M Borges), Vevecos, Panelas e Canelas (Guedes e F Brant). Turnê para divulgação dos dois álbuns.
Nasceu Ian, seu segundo filho.

1983 - Sexto álbum, Viagem das Mãos. São “hits” nesse álbum: Quando te vi (versão de R Bastos), Nena (Guedes) e Um Sonho, também de autoria  de seu pai. Também nesse ano é lançado “Lumiar”, belíssima coletânea reunindo seus maiores sucessos (de 1976 a 1981).

1986 (outubro) - primeira grande turné nacional (outubro de 1986 a outubro de 1987) para promover o álbum Alma de Borracha, lançado no ano seguinte que concedeu-lhe o primeiro disco de ouro de sua carreira, vendendo mais de 200 mil álbuns. “Hits”: São Paulo (L Guedes e T Roth), Lágrimas de Amor (L Guedes e M Borges) e Amormeuzinho (T Moura e F Brant). A turnê percorreu mais de 30 cidades brasileiras, com  público de mais de 400 mil pessoas , quebrando recordes e gerou outro álbum - Beto Guedes ao Vivo, gravado em apresentação no Morro da Urca, Rio de Janeiro,  em agosto de 1987, com uma seleção dos maiores sucessos de sua carreira. Foi premiado com um Disco de ouro duplo.

1991- Lançou o álbum  Andaluz.

1999 –  A vez do álbum  “Dias de Paz” 

2004 – Gravou em companhia de vários artistas o Hino do Fome Zero, em participação do projeto de mesmo nome. Último álbum com canções inéditas é lançado, Em Algum Lugar.

2010 – Lançamento, ao vivo, do CD Outros Clássicos, também lançado em DVD e gravado no Palácio das Artes na cidade de Belo Horizonte. 
 
2011 - Lumiar, com parceria de Ronaldo Bastos, completou 35 anos e foi celebrada com festival na cidade de Friburgo, com a participação das  bandas Nó Cego e Raiz do Sana, o cantor Tunai, além do próprio Beto Guedes. 

2016 - show exclusivo no Teatro Safra, em São Paulo., com seus maiores sucessos e exibição de vídeos antigos de seu arquivo pessoal dos anos 80, para deleite da plateia.

Entre os anos de 2018 e 2019, com os velhos companheiros da banda Fio da Navalha (Lô, Venturini, Vermelho e Hely) participou da turné do 14 Bis celebrando a volta de Flavio Venturini à banda.

2019 -  contando com a presença de seu filho Ian na banda, apresentou-se no  Rio de Janeiro com o show Relâmpago, amor e sol: trilogia de uma década, com sucessos dos LPs A página do relâmpago elétrico (1985),  Amor de índio (1978) e Sol de primavera (1979).

Atualmente, devido à pandemia, podemos “ matar a saudade” pelas “lives” que tem organizado, quando se apresenta sozinho ou rodeado de antigos e queridos parceiros.

Uma curiosidade: Beto Guedes, como homenagem, inclui composições de autoria de seu pai, o seresteiro Godofredo Guedes em quase todos os seus álbuns. Em seus  6 primeiros álbuns é a ultima faixa do disco, e Em Algum Lugar é a sexta faixa.

Sobre o tema:

Jornal do Brasil (RJ)

http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_09&pasta=ano%20197&pesq=%22Beto%20Guedes%22&pagfis=193238

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_12&Pesq=%22Beto%20Guedes%22&pagfis=111284

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_12&Pesq=%22Beto%20Guedes%22&pagfis=111285

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&PagFis=79641&Pesq=%22A%20Pagina%20do%20Relampago%20El%c3%a9trico%22

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&PagFis=76364&Pesq=%22A%20Pagina%20do%20Relampago%20El%c3%a9trico%22



Beto Guedes (Jornal do Brasil – RJ)