BNDigital

Música | Carlos Gomes, compositor brasileiro

16 set 2020

Artigo arquivado em Música
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Carlos Gomes, Música Brasileira, Ópera

Antonio Carlos Gomes mundialmente conhecido como Carlos Gomes foi um famoso compositor de ópera. Paulista da região de Campinas, nasceu em 11 de julho de 1836, integrante de uma família musical, filho de Manoel José Gomes, conhecido como Maneco Músico eFabiana Cardoso. Ainda criança participou da Banda Musical de Campinas, fundada pelo seu pai, ali ocorreram suas primeiras apresentações. Já adolescente, no entorno de 15 anos, compôs a primeira ópera e a primeira valsa.

Em poucos anos, com seu notório talento, Carlos Gomes foi convidado para inúmeras apresentações, fez novas composições e tornou-se conhecido, inicialmente, em São Paulo. Em 1859, aos 23 anos, o compositor passou um período na capital paulista, compôs junto com Bittencourt Sampaio o Hino Acadêmico, até hoje entoado pelos universitários do curso de Direito da USP. No mesmo ano mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou para o Conservatório de Música.

Com o incentivo financeiro e de boas recomendações de Dom Pedro II, Carlos foi estudar na Europa. A partir do romance O Guarani de José de Alencar, Carlos compôs sua ópera de maior sucesso, II Guarany. A ópera estreou em 1870, no Teatro Scala em Milão e em dezembro do mesmo ano, em ocasião do aniversário do imperador, estreou no Rio de Janeiro, no Teatro Lírico Provisório.

Após passar boa parte da carreira em solo europeu junto com sua esposa e filhos, criando composições, óperas e apresentações, Carlos retornou ao Brasil em 1896. No seu retorno assumiu a direção do Conservatório Carlos Gomes em Belém. Em 16 de setembro do mesmo ano, o compositor faleceu vítima de câncer. Abaixo é possível acessar fotografias, partituras de “O Guarani” e um arquivo sonoro.

Fotografia de Carlos Gomes

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas1209808/mas1209808.jpg

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas1209733/mas1209733.jpg

Partituras “O Guarani”:

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas617632.pdf

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas617633.pdf

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas617634.pdf

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas617635.pdf

La Bolleta: canzione

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/som/mas617606.mid

Seção de Iconografia