BNDigital

Personalidades ilustres | Paulo de Frontin, político e engenheiro brasileiro

15 fev 2021

Artigo arquivado em Personalidades Ilustres
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Engenheiros no Rio de Janeiro, Escola Polytechnica, Reformas no Rio, Secult

Na seção de Iconografia encontra-se o cardápio do banquete fornecido pela Casa Paschoal para os festejos do casamento do engenheiro André Gustavo Paulo de Frontin com Maria de Toledo Dodsworth, condessa de Frontin, filha do Barão de Javari, tia de Henrique Dodsworth e prima de Nair de Tefé.

O impresso foi produzido na Casa Leuzinger, estabelecimento do suíço Georges Leuzinger que aí forma um importante centro de divulgação de imagens funcionando como oficina de gravuras, tipografia e, posteriormente, também ateliê fotográfico.

Paulo de Frontin formou-se em Engenharia civil e geográfica pela Escola Politécnica, tendo depois obtido os títulos de Engenheiro de minas e o de bacharel em Ciências físicas e matemáticas, professor da mesma Escola e doutor em Engenharia civil e de minas.

No mesmo ano de seu casamento encontrou projeção nacional com o episódio “Água em seis dias” em que chefiou as obras para resolver o desabastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro.

Dirigiu a Estrada de Ferro Central do Brasil e exerceu papel importante na reforma da cidade promovida pelo prefeito Pereira Passos, chefiando, inclusive a Comissão nomeada para a construção da Avenida Central. Chegou a ser prefeito do Rio em 1919, no curto período de 6 meses no qual empreendeu muitas obras importantes na orla da cidade e ainda a abertura do túnel João Ricardo, na região central. Além de sua atuação na área técnica e como empresário, destacou-se na política tendo exercido mandatos como deputado e senador.

Deflagrada a Revolução de 1930, o senador Paulo de Frontin proferiu seu último discurso condenando aquele movimento. Continuou, entretanto, reafirmando sua posição em defesa da autonomia política do Distrito Federal.

Faleceu em sua casa, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 15 de fevereiro de 1933.

(Seção de Iconografia)

Menu du 18 Févier 1889 a l' occasion du mariage de M.ellle. Marie Dosworth avec Mr. le Dr. Paul de Frontin.Rio de Janeiro, RJ: G. Leuzinger & Filhos, [1889].