BNDigital

Revista Moderna

07 abr 2015

Artigo arquivado em Hemeroteca

Lançada em 15 de maio de 1897, A Revista Moderna foi uma das muitas publicações ilustradas e de variedades que começaram a circular na Europa nas últimas décadas do século XIX, sob o influxo das mudanças provocadas pela expansão capitalista, industrial e urbana que vinham ocorrendo ao longo do século XIX – mudanças essas sintetizadas em ideias e valores, muito fortes na época, como "progresso" e "civilização".

Redigida em Paris, na rua de Laborde, e impressa na tipografia de Paul Dupont, que ficava no mesmo endereço, pretendia, segundo o editorial de apresentação, “crear um novo typo de publicação, satisfazendo, ao mesmo, a educação artistica do meio a que se destina e a necessidade de uma informação completa e illustrada, sobre tudo, o que, actualmente, interessa o espírito publico (...)” (15 maio 1897)

Seu mais ilustre colaborador foi o romancista Eça de Queiroz, que em crônica no número inicial também a apresentou ao público: “(...) Apparecendo n’este meado de Maio, com as flores de Maio sem ruído na ponta ligeira das suas paginas bem ornadas, tão silenciosamente como as próprias rosas de maio, ella tem por programma dar Noticias e dar Imagens (...)”.

Publicação quinzenal, circulava em Portugal e no Brasil sob a direção de Martinho Carlos de Arruda Botelho. Trazia reportagens, como a feita sob a “Guerra de Cuba”, então sob o controle dos Estados Unidos (25 jun. 1879); seções de moda, assunto forte na revista; matérias sobre famílias aristocráticas e as dinastias européias ainda no poder, como a portuguesa, que só cairia em 1911; biografias e textos de grandes escritores (Machado de Assis foi o escritor tratado, em matéria de capa, na edição de 5 de novembro de 1897) etc.

Em novembro de 1898 seu formato foi ampliado e sua periodicidade passou a ser mensal, mas em abril de 1899, quando publicou o número 30, ela deixou de circular.