BNDigital

Rio de Janeiro | Rua do Lavradio, patrimônio imaterial do estado Rio de Janeiro

04 nov 2021


e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Cidade do Rio de Janeiro, Rio Histórico, Rua do Lavradio, Ruas do Rio, Secult

A rua do Lavradio, localizada no Centro do Rio de Janeiro, é reconhecida por ser um dos acessos ao bairro da Lapa, pela tradicional feira aos sábados, pela arquitetura com casarões antigos, prédios comerciais e do Estado. No final do século XVIII, em 1771, a rua foi aberta pelo 2ºMarquês do Lavradio, que foi Vice Rei do Brasil, entre 1769 e 1779. A ideia principal era tornar o local uma importante via entre a Lapa e o promissor Largo do Rocio, atual Praça Tiradentes.

Durante este período inicial, a rua do Lavradio tornou-se um dos mais renomados endereços da época, com ilustres moradores como Duque de Caxias, João Caetano e o Marquês de Olinda. As propriedades eram amplas, com chácaras e solares. Durante o Império, a rua foi palco do cenário cultural, com muitos teatros e cafés, reunindo a alta sociedade.

No final do século XIX até meados do século XX, a rua do Lavradio viveu um declínio, os ilustres moradores se foram, bem como os espaços culturais. Boa parte do comércio foi fechado. No entanto, nos anos 90, com o surgimento da Feira do Lavradio, ou, Feira do Rio Antigo, especialmente, no primeiro sábado de cada mês, o logradouro foi reanimado. A Feira do Lavradio tem centenas de barracas divididas entre itens de artesanato, antiguidade, moda, culinária, decoração, música e conta com a presença de um público fiel e apaixonado. A região também recebeu a instalação de novos bares e restaurantes, ampliando as opções no cenário popular e cultural da cidade.

A lei 9.411 de 22 de setembro de 2021 reconheceu a Rua do Lavradio como patrimônio imaterial do estado. O dispositivo legal contempla os imóveis e eventos culturais, incluindo a Feira. A centenária Rua do Lavradio continua fazendo história!

A reportagem do Jornal O Fluminense, de 2005, convida o público a conhecer as iguarias da Feira do Lavradio. Confira!