BNDigital

Rio de Janeiro | Ruas do Rio: Avenida Passos

12 nov 2021

Artigo arquivado em Rio de Janeiro
e marcado com as tags Avenida Passos, Biblioteca Nacional, Centro do Rio, Ruas do Rio, Secult

A Avenida Passos é uma via no coração do centro do Rio de Janeiro, que garante o acesso ao comércio popular, Saara e Uruguaiana, e a outros destinos da cidade. A via, que nem sempre se chamou assim, recebeu o nome em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Pereira Passos. No início do século XX, Pereira Passos foi um dos responsáveis pela reforma urbana, da então, capital brasileira. A reforma buscava integrar a cidade e ampliar o fluxo de pessoas e automóveis, inspirados nas cidades europeias.

A Avenida Passos já foi nominada de Rua do Erário, Real Erário e Sacramento, em virtude da inauguração da Igreja do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, em 1820. No início da gestão de Pereira Passos foram demolidos mais de 70 prédios para promover a extensão e prolongamento de trechos próximos a rua Senhor dos Passos. Em 27 de julho de 1903, 8 meses após o início das obras, foi inaugurado o novo trecho, que foibatizado de Avenida Passos por iniciativa popular. Atualmente, a Avenida Passos recebe grande fluxo de automóveis e transeuntes, sobretudo, para o comércio nas ruas transversais, para visita às igrejas, sebos e livrarias.

A fotografia, em destaque, com data provável de 1962 é uma reprodução fotográfica de Augusto Malta. O item custodiado pela Seção de Iconografia pertence à Coleção Brício de Abreu, série Ruas do Rio. Na imagem é possível localizar à esquerda em primeiroplano o bonde "V.Isabel E.Novo", ao fundo a igreja do Santíssimo Sacramento, além da circulação de pessoas nas calçadas. Ainda é possível destacar, as lojas de varejo "Nova Europa" especializada em fazendas, à esquerda e o "Cinema Primor", na esquina à direita. Acesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *