BNDigital

Santos e Beatos | São Francisco Xavier, missionário católico do padroado português

07 abr 2022

Artigo arquivado em Santos e beatos
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Igrejas em Niterói, Missionários Católicos, Santos, São Francisco Xavier, Secult

Francisco de Jasso Azpilicueta Atondo y Aznáres dedicou 11 dos seus 46 anos de vida ao empenho, como jesuíta, na evangelização até de distantes povos do oriente. Tanta dedicação fez com que se tornasse, pelas mãos do Papa Pio XI, Padroeiro das Missões, junto com Santa Terezinha.Em 1539 participou da fundação da Companhia de Jesus.

Nasceu de família nobre sendo seu pai presidente do Conselho Real de Navarra. Estudou em Paris e estava pronto para se dedicar à vida acadêmica que ambicionava. Consta que era um homem bastante vaidoso e que o ponto de inflexão de sua trajetória se deu por influência de Inácio de Loyola; foram os dois canonizados em 1622.

Nessa imagem fotográfica temos o registro da igreja dedicada ao santo missionário, cujo tombamento se deu em 1938 e consta do Livro do Tombo das Belas Artes- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Era uma capela erguida por Anchieta em 1572 entre as praias de São Francisco e Charitas. A igreja atual foi construída entre 1662 e 1696, data da criação da Freguesia de São João Batista de Icaraí, provavelmente sob projeto do jesuíta Lourenço Gonçalves. O sino em sua torre ainda é representante do séc. XVI. O interior do templo apresenta nave única e retábulo em madeira apresentando, também nesse material, a imagem de São Francisco Xavier.

( Seção de Iconografia)



[Igreja de São Francisco Xavier. Niterói, RJ, 193?]

1 foto: gelatina, p&b; 16 x 22cm.