BNDigital

Série Documentos Biográficos | Dossiê Carlos Frederico Lavisch

02 out 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o Dossiê de Carlos Frederico Lavisch.

O requerente apresentou-se como natural da Prússia, e sua mulher, Maria, como brasileira. Carlos Frederico e sua companheira desejavam juntar-se aos colonos alemães cujo destino pretendido era Santa Catarina ou o Rio Grande do Sul. O objetivo era obter no Sul do Brasil um terreno para cultivar, e por não ter meios de transporte, fez essa requisição ao governo.

O pedido tem dois documentos em anexo. O primeiro é uma declaração do requerente, como expusemos acima. O segundo refere-se ao Consulado Geral da Prússia, atestando que Carlos Frederico Lavisch justificou-se como súdito alemão e apresentou testemunho de boa conduta.

Em suma, o conjunto documental se encontra em  bom estado de conservação. Possui duas páginas e seu lugar de publicação é a cidade de Niterói,  no Rio de Janeiro. Seu ano de produção é 1849. Para visualizar o documento, acesse o link da BN Digital:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1554461/mss1554461.pdf

 

Referências:

Guia de coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional disponível:

https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/guia-colecoes-divisao-manuscritos-biblioteca-nacional