BNDigital

Série Documentos Biográficos | Pedido de Naturalização Maria Josefina Mathildes Dorochi

03 jul 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o processo de Maria Josefina Mathildes Dorochi, natural da França, que solicitava sua carta de naturalização como cidadã brasileira. De acordo com o documento, por Maria Josefina ter cumprido a lei, obteve o deferimento do seu pedido.

Podemos perceber que havia requisitos para a concessão da carta de naturalização. Segundo Cássila Cavaler Pessoa de Mello, o deferimento variava em torno de condições determinadas pelo gênero, posição social, religião, entre outros fatores. Muitos tinham seus pedidos indeferidos “por não serem considerados dignos e aptos de formarem parte da nação brasileira”. Além disso, a autora demonstra que esse processo era uma maneira de incluir estrangeiros ao corpo da nação, mas ressalta tratar-se de um grupo específico. Ou seja, havia barreiras à inclusão dos grupos indesejados: africanos, mulheres e pessoas pobres. Além disso, de acordo com Carlos Eduardo Piassini, a obtenção da cidadania brasileira significava também uma participação na vida política eleitoral. Devido a isso, reforçaram-se os parâmetros e restrições para o deferimento da carta de naturalização.

O documento está em bom estado de conservação, permitindo o manuseio por usuários, e tem duas páginas. Foi produzido no Rio de Janeiro e é datado de 1834.  Para visualizar o documento, acesse o link da BN Digital:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1568932/mss1568932.pdf

 

Referências:

Renata Linhares de Araújo, Graduanda em História pela UERJ.

Guia de coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional disponível:

https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/guia-colecoes-divisao-manuscritos-biblioteca-nacional.

MELLO, Cássila Cavaler Pessoa de. De estrangeiro a cidadão: o processo de naturalização instaurado em 1832 e seus limite. Fronteiras: Revista Catarinense de História. Dossiê Fronteiras, migrações e identidades nos mundos pré-modernos. N 35, 2020/01 – ISSN 2238-9717.

PIASSINI, Carlos Eduardo. A Legislação Imperial e a Naturalização de estrangeiros. ESTUDIOS HISTÓRICOS – CDHRPyB - Año XI - Diciembre - 2019 - Nº 22 – ISSN: 1688-5317. Uruguay.