BNDigital

Série Documentos Biográficos | Processo de naturalização brasileira de Agostinho Guarch.

08 abr 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o processo de naturalização do espanhol Agostinho Guarch.

Agustin Guarch, que tinha seu nome escrito como “Agostinho”, embarcou na corveta Aurora, em Montevideo, após a tomada por insurgentes no período pós-crise da Monarquia Espanhola. Refugiou-se na atual cidade de Santa Catarina, em outubro de 1815, com toda sua família, composta de sua esposa, suas duas filhas e seu único filho.

O documento foi redigido na data de 3 de Julho de 1819, um ano após a coroação do príncipe regente como rei de Portugal, Dom João VI. O monarca é tratado em vários momentos no documento como “Vossa Majestade”, forma utilizada para se dirigir ao Rei.

Como a lei de naturalização de estrangeiros no Brasil só viria a ser redigida no ano de 1832, o requerente se vale da influência de um nobre de quem era empregado. Seu pedido de naturalização vem com a indicação do Conde de Vianna, que o nomeara para o cargo de prático na corveta “Calipso”, no Rio da Prata. Guarch afirma que, durante todo seu tempo ativo, executou da melhor forma possível suas tarefas e foi a todas as incursões a que foi encaminhado, cumprindo tudo sempre com empenho, honra e zelo ao serviço de Sua Majestade. Assim, informa que, por todos os seus trabalhos e tarefas, faz-se merecedor da estima de ser naturalizado e que permanecerá a serviço do Rei.

O requerimento é composto de 4 páginas e um anexo, que transcreve resumidamente a recomendação do Conde de Vianna.

O texto e os documentos citados estão presentes no link: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1554527/mss1554527.pdf