BNDigital

Série Documentos Biográficos | Processo de Naturalização brasileira de Benigno José de Carvalho e Cunha.

10 out 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o processo de naturalização do padre Benigno José de Carvalho e Cunha. natural de Chaves, Portugal.

Assumindo a função de padre e professor, Cunha chegou ao Brasil por volta de 1829 e fixou moradia na Bahia, Salvador, já em 2 de agosto do mesmo ano. Sua saída de Portugal ocorreu no contexto da Revolução Liberal do Porto, iniciada em 1820, citada no documento como “Revolução Portuguesa”. Com o governo de D. Miguel, foi obrigado a deixar o país e exilar-se no Brasil. Segundo Nuno Gonçalo Monteiro e Jorge Pedreira, após a volta de D. João VI à Portugal e a sua morte,
Até 1828 viveu-se uma guerra civil intermitente entre constitucionais e realistas. Chegou a pedir-se o envio de forças militares britânicas para moderar a situação. Por fim, D. Miguel regressou e aceitou jurar a Carta [Constitucional]. [...] A derrota da revolta liberal em defesa da Carta deu lugar à mais intensa perseguição política da histórica contemporânea portuguesa" (PEDREIRA; FARIA; MONTEIRO, 2019, p. 28).

Solicitou a sua carta de naturalização em 1838 “em prol da educação pública da mocidade”, segundo o documento enviado à Câmara Municipal. Estudou na Universidade de Coimbra, foi Reitor do Colégio de Cernache do Bonjardim e em um Colégio em Évora, em Portugal. No Brasil, atuou como professor de Latim, Geometria, Retórica, Gramática Latina, Teoria Dogmática e Moral, Filosofia Racional e Moral, fato esse atestado pela assinatura de várias testemunhas, dentre as quais, estudantes e bacharéis em Direito. Também atuou como reitor do Colégio dos Órfãos e no Colégio Eclesiástico como lente da cadeira de Dogma.

O dossiê é composto de 7 documentos que tratam, além dos já citados, da declaração da sua religião, da sua nomeação como lente da cadeira de Dogma e do atestado dos cargos ocupados. Possui 25 páginas que se encontram em bom estado de conservação O documento está disponível na BN Digital, através do link:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1557013/mss1557013.pdf

É possível encontrar outros no site da Biblioteca Nacional Digital:  http://bndigital.bn.gov.br/acervodigital/

 

Referência Bibliográfica:

PEDREIRA, Jorge M.; FARIA, Miguel Figueira de; MONTEIRO, Nuno Gonçalo. O Colapso do Império e a Revolução Liberal: 1808-1834. Madrid: Fundación MAPFRE; Lisboa: Objectiva, 2013. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23380/1/ICS_NGMonteiro_Colapso_LEN.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.