Cecília Meireles

Cecília Meireles

Cecília Meireles

Nome completo: Cecília Benevides de Carvalho Meireles

Nascimento: 07/11/1901 – Rio de Janeiro, RJ

Falecimento: 09/11/1964 – Rio de Janeiro, RJ

Forma autorizada: Meireles, Cecília

Biografia

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu a 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro. Órfã de pai e mãe desde os três anos de idade foi criada pela avó materna. Em 1917 forma-se na Escola Normal do Rio, dedicando-se ao magistério primário. A partir da década de 30, leciona literatura brasileira em várias universidades. Estudou canto e violino.

Empenhou-se na renovação da Educação, tendo organizado a primeira biblioteca infantil do país. Publicou seu primeiro livro em 1919, “Espectros”, de tendência parnasiana. A partir de 1922, passou a integrar a corrente espiritualista, ala católica do movimento modernista, e que teria na revista Festa (fundada em 1927) seu principal veículo de expressão.

Em 1935, o suicídio do marido força-a a ampliar suas atividades de professora e jornalista, para educar as filhas. Alcança a maturidade como poeta em 1938 com a publicação de “Viagem”, premiado pela Academia Brasileira de Letras. Casada novamente, inicia-se um período de intensa atividade profissional e literária, e de freqüentes viagens ao exterior, o que se refletiria em obras como “Doze Noturnos de Holanda” e “Poemas Escritos na Índia”. Em 1953, após anos de minuciosa pesquisa histórica, publica o “Romanceiro da Inconfidência”.

Cecília Meireles morreu a 9 de novembro de 1964, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, a ABL concede-lhe postumamente o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra.

Fonte: http://www.klickescritores.com.br/pag_imortais/fr_meireles.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *