BNDigital

Cidade Marina – a miragem de Oscar Niemeyer para o sertão mineiro

< Voltar para Dossiês

Introdução

por Gabriel Oliveira
Este dossiê visa apresentar ao público da BN Digital uma visita guiada à Cidade Marina, um dos projetos mais audaciosos elaborados por Oscar Niemeyer (1907-2012). Tal iniciativa nasceu de uma pesquisa elaborada por meio do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP), através da Fundação Biblioteca Nacional.

Lançado oficialmente meses antes do início da construção de Brasília, em meados da década de 1950, o projeto da cidade Marina visava estabelecer um conjunto urbano abrangente e sustentável a partir de uma colônia agropecuária localizada no noroeste de Minas Gerais. Nele, o objetivo era o de fixar um centro urbano integrado a um grande cinturão de produção agrícola para atender à capital federal e sua região de influência. Apesar de não ter saído do papel devido a disputas de terras e entraves políticos, o conceito da cidade de Marina acompanhava a pulsão criadora de Niemeyer e o paradigma de desenvolvimento que vigorava na época.

A transferência da capital federal do litoral brasileiro para o interior do país mobilizou esforços e, sobretudo, investimentos para a região do Planalto Central. Distando pouco mais de 200 km da nova capital e inserida na importante região de integração nacional do médio Vale do Rio São Francisco (Figura 2), Marina serviria não como uma simples fonte de abastecimento para Brasília: idealizava-se sua constituição como cidade humanista e autossustentável na região. Seu projeto, marcado como o da única cidade integralmente planejada por Oscar Niemeyer para o país, ainda previa paisagismo de Roberto Burle Marx, plano de irrigação por Luigi Galiolli e execução do engenheiro Paulo Peltier de Queiróz.



Figura 1: Capa da seção dedicada à publicidade da Cidade Marina na Revista Módulo Fonte: Módulo, 1956.  

 



Figura 2: Localização da Colônia Agropecuária do Menino, onde seria construída a Cidade Marina. Fonte: Módulo (1956).

Seguindo um percurso temático permeado por textos, documentos, imagens e matérias jornalísticas publicadas em periódicos brasileiros, este dossiê pretende promover uma imersão no passado e nas entrelinhas desse projeto utópico, ainda praticamente desconhecido entre pesquisadores brasileiros. No acervo da Hemeroteca Digital da FBN encontra-se uma diversidade de publicações, reportagens, notícias, edições especiais ou comemorativas atreladas à Cidade de Marina, além de efusiva divulgação publicitária dos terrenos da colônia agropecuária inerente ao projeto, com anúncios de venda ocupando páginas inteiras de diversos jornais e revistas de grande circulação, na época. Tal material revela grande repercussão nacional da Cidade Marina, envolvendo periódicos de destaque, como as revistas Manchete e Módulo, e diários como Jornal do Brasil, Correio da Manhã, A Noite, entre outros. Dentro e fora das lides impressas, o projeto que buscava edificar uma cidade praticamente do zero em meio ao Planalto Central contava com envolvimento direto de Oscar Niemeyer e de outras figuras políticas, como o próprio presidente da República naqueles tempos: Juscelino Kubitschek.

O capital político envolvido na proposta de Cidade Marina, bem como seu amplo apoio por parte de investimentos privados, refletem o paradigma de desenvolvimento e de identidade modernizadora para o país, na virada da primeira para a segunda metade do século XX. Mais do que propor uma pesquisa temática sobre um dos mais arrojados projetos urbanísticos de Oscar Niemeyer em território brasileiro, o conteúdo aqui apresentado visa jogar luzes à concepção da Cidade Marina, no intuito de entrever como o projeto se relacionava com a história, as utopias, os dilemas e as frustrações do processo de desenvolvimento brasileiro.

Parceiros