BNDigital

Coleção D. Thereza Christina Maria - Álbuns fotográficos

< Voltar para Dossiês

Sobre a Coleção D. Thereza Christina Maria

A coleção de fotografias do Imperador D. Pedro II


Como parte das comemorações do bicentenário da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, a Biblioteca Nacional, com o apoio da Fundação Getty, lança um site dedicado à coleção fotográfica do Imperador Pedro II. Este conjunto, composto por cerca de 23 mil fotografias, é parte integrante da biblioteca particular do Imperador e por ele doada, em testamento, em sua maior parte, à Biblioteca Nacional, denominada “Collecção D. Thereza Christina Maria”, em homenagem à Imperatriz. Trata-se da maior doação já recebida pela Biblioteca Nacional.

O acervo fotográfico da “Collecção D. Thereza Christina Maria”, é composto por imagens referentes ao Brasil e ao mundo do século XIX, que retratam a realidade do período e refletem a personalidade do Imperador e seus interesses.

Com o financiamento da Fundação Getty, a Biblioteca Nacional pôde tratar tecnicamente, digitalizar e divulgar este valioso acervo fotográfico, registrado pela UNESCO no Programa Memória do Mundo, como patrimônio da humanidade.

Como resultado, estão disponíveis as fotografias digitalizadas, acompanhadas por pesquisa histórica e descrição bibliográfica completa, possibilitando aos pesquisadores uma visão abrangente e pormenorizada desta preciosa coleção.

Desta forma a Biblioteca Nacional, cumpre sua missão de garantir a disseminação do conhecimento divulgando seu vasto acervo e contribuindo para a preservação da memória nacional.

Parceiros