BNDigital

Coleção D. Thereza Christina Maria - Álbuns fotográficos

< Voltar para Dossiês

A coleção

A coleção de fotografias do imperador D. Pedro II


Divisão de Iconografia


O conjunto composto por cerca de 23 mil fotografias é parte integrante da biblioteca particular do imperador D. Pedro II, por ele doada em sua maior parte à Biblioteca Nacional, após a proclamação da República.

Esta parcela da biblioteca do imperador que coube à Biblioteca Nacional, consiste de 100 mil itens, aproximadamente: livros, publicações seriadas, mapas, partituras, desenhos, estampas, fotografias e outros documentos impressos e manuscritos. A pedido do imperador D. Pedro II foi denominada "Collecção. D. Thereza Christina Maria", em homenagem à imperatriz. Trata-se da maior doação já recebida pela Biblioteca Nacional.

D. Pedro II formou sua coleção de fotografias, principalmente, através da contratação do trabalho de muitos profissionais - concedendo inclusive a alguns deles o título de "Photographo da Casa Imperial" - além da aquisição de fotografias estrangeiras, principalmente durante suas viagens ao exterior. O resultado é a maior e mais abrangente coleção de documentos fotográficos brasileiros e estrangeiros do século XIX existente numa instituição pública de nosso país.

É composta por imagens referentes ao Brasil e ao mundo do século XIX, que retratam a realidade do período e refletem a personalidade do imperador e seus interesses.

O reconhecimento internacional do valor cultural desta coleção foi obtido através de sua inscrição no Registro Internacional da Memória do Mundo da UNESCO, em 2003. Assim, esta coleção tornou-se o primeiro conjunto documental brasileiro a integrar este programa da UNESCO.

Parceiros