BNDigital

Guerra do Paraguai

< Voltar para Dossiês

Dom Pedro II

Pedro II (1825-1891)

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Áustria – Pedro II, o Magnânimo – nasceu no Rio de Janeiro e foi o segundo e último imperador do Brasil. Filho de Dom Pedro I e de Dona Leopoldina de Áustria, sucedeu seu pai, que abdicou em seu favor no dia 7 de abril de 1831 quando reivindicou a coroa portuguesa. Pedro II tinha apenas 5 anos de idade, por isso estabeleceu-se no Brasil uma forma de governo provisório regencial; até que Pedro atingisse a maioridade. Em 18 de Julho de 1841, Pedro II foi coroado imperador do Brasil. Pedro II casou-se em 4 de Setembro de 1842, no Rio de Janeiro, com a princesa Teresa Cristina de Bourbon. Desse casamento nasceram os príncipes Affonso (1845-1847), Isabel (1846-1921), Leopoldina Augusta (1847-1871) e Pedro (1848-1850).

O reinado de Pedro II é considerado um dos períodos mais longos de estabilidade política e prosperidade. Durante seus quase cinqüenta anos de governo, foram consolidadas as estruturas políticas e burocráticas do império, parte delas perpassaram a república e só pereceriam bem mais tarde. A tímida industrialização ocorrida no Brasil durante o século XIX contou com sua influência; incentivou a cultura e pesquisa e aboliu a escravidão, através de sua filha a princesa Isabel. Foram reformuladas várias escolas e faculdades; instituições como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Arquivo Nacional foram criados inspirado. À Biblioteca Nacional, legaria seu extenso acervo documental, incluindo a coleção de fotografias Teresa Cristina Maria.

Pedro II foi deposto no dia 15 de Novembro de 1889 através de um golpe militar do qual fez parte o Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente republicano brasileiro. Exilado em Paris, Pedro II faleceu em 5 de Dezembro de 1891. Em 1922, seu corpo e o de sua esposa foram transladados para o Brasil. Em 1939, o imperador e a imperatriz foram sepultados na Catedral de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, num mausoléu construído especialmente para a ocasião.

Parceiros