BNDigital

O Pasquim

< Voltar para Dossiês

PRYSCILA

HISTÓRIA DEZ

NATAL EM CANA


POR PRYSCILA

Para a maioria dos presos d’O Pasquim, o momento de maior tristeza durante a estada forçada na Vila Militar foi a época do Natal. Se gaiatos como Jaguar estavam curtindo o sossego da cadeia, outros, longe da família, sem saber quando a reencontrariam – ou mesmo se a veriam novamente –, estavam “na fossa” (para usar uma gíria d’O Pasquim).

Um conforto lá dentro era receber a solidariedade das pessoas que mandavam bilhetes, utensílios e, principalmente, comida que não o rancho salobro servido nas celas. Na véspera do Natal, o Nino’s, restaurante muito frequentado pela turma, mandou uma farta ceia para que fosse saboreada pelos pasquineiros. O complicado foi negociar com o comando do quartel a liberação de uma ceia natalina, algo completamente fora dos regulamentos.

Tocado, talvez, pelo espírito das festividades, o coronel comandante autorizou que se improvisasse uma mesa no pátio da prisão, que os soldados de plantão servissem a comida e, em um rasgo de bondade, ainda liberou um tantinho de vinho.

Compartilhem, agora, desta ceia de Natal em cana, narrada por Jaguar e ilustrada por Pryscila Vieira.









Pryscila Vieira é curitibana e desenha quadrinhos desde criancinha. Aos 14 anos, já era chargista profissional. Fez faculdade de Design e estagiou numa agência de publicidade. Após vencer por três vezes seguidas o Salão de Piracicaba, foi convidada para criar vinhetas para a Rede Globo.

Em 1998, coordenou a Bienal de Humor do Mercosul, com os principais nomes do humor gráfico. Essa exposição itinerante passou pelas principais cidades do Brasil, Paraguai e Argentina. Na sequência, trabalhou para a Gazeta do Povo, onde permaneceu por cinco anos. Sua personagem mais conhecida, Amely, foi criada em 2005 e publicada em tiras diárias por alguns jornais, como Metro (2007-2010) e Folha de S.Paulo (2010-2015). Amely participou de algumas exposições e eventos ligados aos direitos das mulheres e, quando completou dez anos (2015), ganhou uma exposição própria, com originais e esculturas feitas por sua autora.

Atualmente, Pryscila trabalha com publicidade e mantém um canal no YouTube, o divertido Prysciladas, onde compartilha com o público o que se passa em sua cabeça e prancheta.

Parceiros