BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Homenagem ao Prof. Dr. Fernando Monteiro de Barros Jr.

Fernando Monteiro de Barros Jr, figura humana iluminada, amigo, filho, irmão e tio afetuoso e professor dedicado, nos deixou, vitimado por um infarto, na madrugada de terça para quarta-feira, dia 23 de fevereiro de 2021.



Como docente, tinha participação destacada no Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FFP-UERJ, campus de São Gonçalo, onde era coordenador do Setor de Literaturas na graduação e docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, atuando como docente e pesquisador. Como professor, foi responsável pela formação de especialistas e pós-graduados. Entre as suas contribuições para os avanços nas reflexões na área de Letras está a produção de artigos publicados em revistas especializadas e apresentados nos mais variados eventos nacionais e internacionais.

Seu desaparecimento abre uma enorme lacuna na vida dos colegas do grupo de pesquisa Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente (FBN). Membro desde 2010, sua assinatura avaliza qualidade e seriedade nos trabalhos desenvolvidos, sendo o patrocinador da integração de colegas da UERJ ao grupo. Em 2020, foi um dos editores do número 40 da Revista SOLETRAS (FFP/UERJ), dedicada ao tema das relações entre periódicos e literatura. Aquela edição marcou os 20 anos da existência daquele periódico, publicação oficial do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística - PPLIN.

Estava aguardando edição ou financiamento para impressão de vários livros, dentre eles, os ensaios produzidos por ocasião do III Colóquio Periódicos & Literatura: o estado da arte e uma projeção para o próximo biênio, realizado na Fundação Biblioteca Nacional, em 2016, dos quais era um dos editores.

Para além do currículo exemplar, não podemos esquecer a pessoa do Fernando – apaixonado pela vida, um amante da arte, com alma e pena de poeta.

Parceiros