BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Typographia do Diario

Rua d’Ajuda, 79 – Centro – Rio de Janeiro


O Belchior Político: jornal joco-serio (jul/1844)


O Granadeiro (29/03/1845 a 16/05/1845)


A Typographia do Diário era a oficina em que se imprimia O Belchior Político e O granadeiro, ambos localizados pelo projeto Periódicos & Literatura. Além desses dois títulos, a gráfica publicava outros pequenos periódicos: O Buscapé (1831), O Soldado Aflito, Criolinho, O Pregoeiro, segundo informa o livro Contribuição à história da imprensa brasileira, de Hélio Vianna. O mesmo autor registra ter havido um empastelamento da tipografia, em cinco de dezembro de 1833, perpetrada por partidários da destituição do José Bonifácio da tutoria do infante Pedro de Alcântara, o futuro Pedro II.


O principal periódico impresso na tipografia foi O diário do Rio de Janeiro (1821-1878), apelidado de diário da manteiga, em razão do baixo preço que custava, 20 réis, na época de seu lançamento. Nos idos de 40, o proprietário do diário e da tipografia era Nicolau Lobo Vianna, como de lê nos expedientes das publicações.


O nome Tipografia do Diário foi muito comum entre as casas impressoras do país, designando estabelecimentos em cidades como Maceió (AL), Salvador (BA) e São Cristóvão, antiga capital de Sergipe.


Fonte(s): ALMANAK administrativo, mercantil, e industrial do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ : Typ. Universal de Laemmert, 1844-1930.


Vianna, Hélio. Contribuição à história da imprensa brasileira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1945.


Typographia do Diário

Parceiros