BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

A Bussola: jornal democrático, scientifico, litterario e noticioso

por Maria Ione Caser da Costa
Lançado em Juiz de Fora, um importante município do interior do estado de Minas Gerais, A Bussola: jornal democratico, scientifico, litterario e noticioso teve seu primeiro exemplar editado no dia 22 de março de 1881.

Na capa, uma observação em destaque em ambos os lados do título avisava que A Bussola seria publicado às terças-feiras. Infelizmente esse é o único número que se encontra armazenado no acervo da Biblioteca Nacional.

Os proprietários de A Bussola foram C. Muratory & E. Ludolf e foi impressa pelas máquinas da Typographia do Pharol, que estava localizada na rua Direita, 67.  Iniciando o editorial, assim se pronunciaram os editores:
Ao congresso de patriotas á que incumbe actualmente a solução de intrincadas questões econômico-sociaes, reclamada pelos grandes principios e grandes interesses postos em jogo, ha alguns annos, apresenta-se A Bussola e pede um lugar.

Estrême á todos os partidos que disputam o poder, vem á sombra benefica do estandarte da democracia, a soberana dos tempos modernos, tomar parte no movimento que surge radiante e marcha á pacifica conquista da instrucção e da justiça, da liberdade e da ordem, isto é, á suprema aspiração dos povos livres. [...]

O fim da Bussola não é demolir tudo e assentar sobre ruinas o edifício novo: ella se compraz e de desvanece mesmo em accentuar em seo programma o muito que temos alcançado, o muito que tem conseguido seos predecessores, e é no exemplo d’elles e nos resultados obtidos, que, apoiando sua confiança, entra desassombrada na fila dos combatentes, para tomar parte nas conquistas da civilização, como o seo mais humilde operario.

O editorial á longo. Ocupa as três primeiras páginas. Seus autores fazem uma descrição detalhada do momento vivido e descrevem a luta para se firmarem como propagadores de conquistas nos vários campos do conhecimento. Finalizam o editorial imaginando idealizando o melhor:
Animada, porem, como está pelo amor de seo seculo, que resume em si o amor da família e da humanidade; não tendo em vista outro interesse que o do desenvolvimento e vulgarisação das idéas manifestadas em seo programma, não se aterra ante a prova á que vae sujeitar-se.

Se for vencida, guardará suas convicções, na crença de que ainda não é chegada sua vez.

 Como dito anteriormente, só o primeiro exemplar está preservado na BN. Uma publicação bem diagramada, com quatro páginas e, cada página dividida em três colunas.

Em A Bussola, além do extenso editorial, está um folhetim e uma coluna intitulada “Noticiario”. Os colaboradores só firmaram suas produções com as iniciais de seus nomes. A Bussola, um título que merece uma pesquisa aprofundada.

 

Parceiros