BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

A Esphera

por Maria Ione Caser da Costa

A Esphera teve seu primeiro número publicado em junho de 1924, no Rio de Janeiro e sua periodicidade era mensal. Com redação e administração no segundo andar do número 18 da rua Rodrigo Silva, teve como diretor Oswaldo Tourinho. Faziam parte de seu corpo editorial Dr. Alvaro Miranda, Dr. Povina Cavalcanti, Dr. Neves-Manta e Dr. Eduardo Tourinho. Na Biblioteca Nacional são encontrados os seis primeiros exemplares, conservados num volume encadernado, publicados de junho a novembro daquele ano e o exemplar de número 13, publicado em setembro de 1925.


Em suas capas – que se apresentam em cores quentes e marcantes – ou em suas páginas de rosto, não se encontram menção a qualquer subtítulo. Nestas, apenas um pequeno cabeçalho acompanhado dos respectivos editoriais. Nos cabeçalhos aparecem a designação numérica, iniciando com o “anno e num.”, o nome do diretor e endereço da redação. Também aparece o número do “phone central 45”. Nas segundas capas, aparece o subtítulo: “magazine mensal ilustrado” e os assuntos de sua proposta editorial: “sciencias, letras, artes, politica, actualidades, industria, commercio e finanças”.


O primeiro editorial é apresentado em uma ousadia de diagramação: seu texto inicia afunilado e vai, aos poucos, se abrindo, até encerrar como num rodapé. Um trabalho delicado, numa época em que os tipos de metal eram compostos manualmente.


O impacto visual causado pelo design gráfico d’A Esphera funciona como um bonito invólucro, pretendendo atrair o leitor. Todas as páginas  são trabalhadas graficamentecom destaque para as molduras, com mais de 1 cm de largura. Página por página, os leitores encontram poesias, crônicas, reproduções fotográficas, notícias diversas, homenagens e propagandas. São várias as páginas de anúncios. Em seu primeiro exemplar há uma chamada para os anunciantes: “o resultado do seu negócio está em annunciar neste magazine. Não se pode prosperar sem annunciar. A propaganda é a alma do negocio e o vehiculo do lucro”.


Alguns dos colaboradores que participam de A Esphera: Adelino Magalhães, Alberto Núnez, Alberto de Oliveira (1857-1937), Alexandre Passos, Americo Mello, Arnaldo Damasceno Vieira, Austregesilo de Athayde, B. Meira Filho, Barreto Filho, Bernardo de Souza, Brasil Gorresen, Carijó Cerejo, Christovão de Camargo, Descartes de Magalhães, Eduardo Tourinho, Everaldino da Fonseca, Fabio Luz, F.Tourinho, Francellino de Andrade, Francisco Galvão, Hermes Fontes (1888   -1930), Isimbardo Peixoto (1896-19  ?),  Jayme D' Altavilla, Jorge de Lima (1893-1953), Juvenal Galeno (1836-1931), Lopes R. Ferreira, Mario Cordeiro, Mario Linhares (1889-1965), Murillo Araujo, Odilon Jucá, Povina Cavalcanti, Ruy Barbosa.

Parceiros