BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Menina: magazine quinzenal illustrado

por Maria Ione Caser da Costa
Editado em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, o periódico Menina circulou de 1932 a 1936. A Biblioteca Nacional não possui toda a coleção, apenas o número 17 do ano 1, que foi publicado em 20 de agosto de 1932, e os números 32 e 33 que pertencem ao ano 3, tendo sido lançados a 15 e 31 de maio de 1934 respectivamente. A informação de que teria existido até o ano de 1936 foi encontrada em pesquisas realizadas na web.

A consulta a esta pequena coleção deve ser feita in loco, isto é, na Coordenadoria de Publicações Seriadas da BN, pois os mesmos ainda não foram digitalizados.

O título Menina aparece grafado nas capas com as letras em fonte Sans serif, e sem quaisquer adornos. O mesmo, também aparece na página de rosto, grafado desta feita, em fonte serifada. Num pequeno retângulo, no verso da capa, funcionando como expediente, o título aparece acompanhado do subtítulo magazine quinzenal illustrado.

Além do título, preço do exemplar e sua designação numérica, todas as capas apresentam como ilustração a foto de uma “senhorita” da “nossa sociedade”.

O valor do número avulso de Menina era de $600, enquanto a assinatura semestral valia 7$000 e a anual, 12$000. Publicação totalmente ilustrada, com fotos de pessoas, paisagens, e alguns instantâneos. Todas as ilustrações em nuances de preto e branco ou nas várias tonalidades do tom pastel.

Com redação localizada na rua São José, 162, na capital paraibana, Menina teve como diretor Lauro Gomes e o diretor gerente foi O. Pedrosa. Nos números 32 e 33, aparece como diretor, além do Lauro Gomes, o nome de Joel Pinto, desaparecendo a menção ao diretor gerente. Veiculada no formato de 26 cm x 18 cm, cada fascículo apresentou cerca de trinta páginas não numeradas.

Menina: magazine quinzenal ilustrado abordou diversos assuntos, especificamente voltados para fatos que aconteciam naquele momento no Brasil, como por exemplo, a Revolução Constitucionalista de 1932, também chamada de Revolução Paulista. Vários poemas e textos em prosa também são uma constante em suas páginas, privilegiando autores da região nordeste do país.

Alguns dos colaboradores que publicaram notícias, contos ou crônicas foram Eudes Barros, Harold Daltro, Hortensio de Souza Ribeiro, Joel Pinto, José Jansen, Lurdes Pedreira de Freitas e S. Alves Ayres. E os poemas de Americo Falcão, Damasceno Bezerra, Domingos Sorrentino, Genar Wanderley, Jaime dos G. Vanderlei, João Veras e Renato Caldas.

Um poema de Américo Falcão e sua biografia estão arrolados no item Personagens.

Parceiros