BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Moderna

por Maria Ione Caser da Costa
O único exemplar da revista Moderna existente na Biblioteca Nacional corresponde ao ano de 1935, possivelmente do mês de julho ou seguinte. As informações de data ou local de publicação inexistem, bem como expediente ou editorial de apresentação, contudo, propagandas e anúncios relacionados em suas páginas dão conta de ter sido publicada naquela data, em Recife. Este exemplar pode ser consultado na Coordenadoria de Publicações Seriadas, pois ainda não foi digitalizado.

Sua capa traz o rosto fotografado de uma bela mulher, e três desenhos de mulheres em pose para ser fotografada, transparecendo leveza e modernidade.

As matérias publicadas parecem querer mostrar ao povo recifense o que de novo havia na arte e na dramaturgia nacional e internacional, além de poemas e contos.

Media 33 cm x 23 cm, com 42 páginas ricamente ilustradas, não numeradas. As ilustrações eram em preto e branco, mas produziam uma forma simultânea entre o texto e a imagem.

A lista de colaboradores desse número é extensa, com algumas curiosidades, vai de poetas modernistas, como, até um tal de Samuel Goldwyn, homônimo de um dos magnatas do cinema norte americano: Aderbal Jurema, Altamiro Cunha, André Hoios, Durwal de Albuquerque, Ferreira dos Santos, Guilherme de Almeida, Godofredo de Medeiros, Joaquim Cardoso, José Fernandes, Luis da Silva Pinto, Nelson de Alcântara, Odorico Tavares, Orita Lage, Raul de Góes. Dentre os textos publicados no fascículo, destacamos um artigo de Mário de Andrade, intitulado Decadência da influência francesa no Brasil.

De acordo com Luiz do Nascimento, membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da Academia Pernambucana de Letras, a revista Moderna, revista do Recife, teria periodicidade irregular, começando a circular em agosto de 1932. Suas capas, em papel couchê, seriam ilustradas por Lauria. Teve como diretores Altamiro Cunha e Eugênio Coimbra Júnior, e como gerente, M. De Albuquerque Melo. A redação da revista funcionava na Travessa Matias de Albuquerque, número 66, sendo vendida ao preço de 1$000 cada exemplar. Teve como colaboradores especiais Joaquim Cardozo, Aloísio Branco, Otacílio Alecrim, Willy Lewin, Nehemias Gueiros, Altamiro, Álvaro Lins, Ida Uchoa, Danilo Lobo Torreão, Carlos J. Duarte, Nelson Alcântara e Josué de Castro, confirmando a impressão de que naquela redação circulavam nomes que seriam conhecidos nacionalmente, mais cedo ou mais tarde.

Sempre de acordo com Nascimento, em setembro de 1932 seria publicado um número dedicado a Portugal, com a direção de Altamiro e Nelson Ávila. Foram publicados também mais dois exemplares: os de número 5 e 6 e impressos na tipografia The Propagandist que se situava na rua do Imperador, número 354. O único exemplar que apresentou expediente contava ser Moderna, uma “Revista Literária e Mundana” que “não adota credos políticos nem dogmas religiosos”. O periódico adotava capas em policromia, desenhadas por ilustradores como Manuel Bandeira, Augusto Rodrigues ou Nestor Silva. Após o número 8, o subtítulo muda para revista do nordeste. O nono exemplar teria saído em setembro de 1934, quando deixa de apresentar a designação numérica nos exemplares.

Ainda de acordo com Nascimento, a revista circularia em janeiro, junho, agosto e dezembro de 1935, julho de 1936 e setembro de 1937, data de seu último número. Seus colaboradores foram: Adalberto Lira Cavalcanti, Aderbal Jurema, Altamiro Cunha, Álvaro Lins, Andrade Lima Filho, Aníbal Fernandes, Carlos J. Duarte, Carlos Lacerda, Danilo Lobo Torreão, Domingos Sorrentino, Fernando Lobo, Fernando de Oliveira Mota, Ferreira dos Santos, Gilberto Osório de Andrade, Godofredo de Medeiros, Gomes Maranhão, Ida Souto, João Vasconcelos, João Vasconcelos (da Paraíba), Joaquim Cardozo (também ilustrador), José Campelo, Lucilo Varejão, Luiz Câmara Cascudo, Luiz Delgado, Luiz Wanderley, Mateus de Lima, Mauro Mota, Moacir de Albuquerque, Nelson Alcântara, Nelson Ávila, Nilo Pereira, Odorico Tavares, Otacílio Alecrim, Plínio Salgado, Sebastião Maciel, Seve-Leite, Silvino Lopes, Valdemar Lopes, Willy Lewin, etc.

Parceiros