BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

O Lyrio: revista mensal

por Maria Ione Caser da Costa

O Lyrio: revista mensal, foi editada em Recife, por “pernambucanas distinctas”. Teve seu primeiro exemplar lançado em 05 de novembro de 1902. Em nossas pesquisas encontramos informações de terem sido publicados 20 exemplares, sendo este último em junho de 1904. A Biblioteca Nacional possui apenas 7 exemplares d’O Lyrio, armazenados em duas seções: na Divisão de Obras Raras e na Coordenadoria de Publicações Seriadas. Naquela encontramos os exemplares de numerados como ano 1,números 1 e 2 e ano 2, números 4,7 e 13/14, e nesta temos os exemplares numerados como ano 2, número 3, duplicatas dos exemplares 4 e 7 e o ano 2, número 9.


Escrita somente por mulheres tem como redatora-chefe D. Amelia de Freitas Bevilaqua e como redatora-secretária D. Candida Duarte Barros. Participavam da redação as sras. Adalgisa Duarte Ribeiro, BelmiraVillarim, Edwiges de Sá Pereira, Luiza Cintra Ramalho, Maria Augusta Freire  e Ursula Garcia. Impresso pela Emp. d’A Província, com exceção do primeiro exemplar, que foi na Imprensa Industrial. Na última página de cada exemplar encontra-se a informação de que “toda correspondência deve ser dirigida para rua do Lima, n.54, residência da Redactora-Secretaria”, e o valor da revista: número avulso custava 1$000 e a assinatura trimestral era de 2$000.


Em artigo intitulado Duas palavras, encontramos as razões e motivações sua criação:


Calma e reflectidamente, depois de considerar diversas circumstancias, deliberamos fundar esta revista, que se apresenta replecta de verdadeiros mimos literarios, para servir de mensageira do talento de nossas patrícias anunciando que a mulher pernambucana também ama o Bello e sabe elevar-se nas multiplas variações d’esta arte divina.


O nosso intuito, o que felizmente conseguimos,fòra derruir os terríveis castelos onde se abrigavão a modéstia de nossas patrícias, e apresentar ao publico mimosos rebentos de cérebros femininos, que teem a melodia divina de uma harpa Eolea.


Publicação dedicada e dirigida ao público feminino. Seucorpo editorial ecolaboradoras são do sexo feminino. Cada publicação contém de 10 a 12 páginas. A capa apresenta acima do título e subtítulo, o desenho de um pássaro e, abaixo do título, aparece o sumário e um poema, cercado por molduras com linhas duplas e decoradas.  A revista traz em suas páginas, contos, poemas, crônicas, notícias e, em sua página final, charadas, passatempos e recados. Vinhetas separam seções.


Na coluna intitulada Publicações, elas acusam recebimento de novas publicações.


Suas redatoras permanentes e também colaboradoras são: Dra. Maria Augusta Freire, Edwiges Sá Pereira, Ursula Garcia, Belmira Villarim, Adalgisa Ribeiro e Luiza Ramalho. Dentre as colaboradoras destacamos: Ignez Sabino (1853-1911), Francisca Izidora (1855-1918) e Alba Valdez (1874-1962). O número 3 d’O Lyrio homenageia sua redatora-chefe a Sra. Amelia Bevilaqua, com uma foto. No número seguinte (4) a homenageada é uma de suas redatoras a Sra. Maria Augusta Freire.

Parceiros