BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

O Pyrilampo: periódico critico, humorístico e litteraio.

por Maria Ione Caser da Costa

Mais um periódico de publicação semanal e com um subtítulo que por si só, apresenta as intenções do jornaleco: O Pirilampo: periódico critico, humorístico e litterario. De propriedade de Borges de Araujo e Guedes Pinto e com redação à Rua do Conde d’Eu, n.272, ele trazia notícias da corte, defendia os interesses públicos e se preocupava em “combater os desmandos, arbitrariedades e despotismos”.


A Biblioteca Nacional possui os exemplares de número 2, 3 e 4. O de número 2, publicado em 18 de outubro de 1881, coloca em seu editorial a notícia da inauguração da “seção de aulas para o sexo feminino” devido a “iniciativa e esforços do distincto director do Lyceu de Artes e Officios, o Sr. Bittencourt da Silva”.


Os segundo e terceiro exemplares estão com páginas mutiladas, tendo sido colado  na parte que falta, uma folha em branco, mais espessa que a original, , modo de restauro não mais utilizado atualmente. O periódico é dividido nas seções de Literatura, Seção Livre, Folhetim, Álbum. Entre os seus colaboradores estão A. A. Santos, A. Guimarães, Fagundes, M. de Maricá. É de autoria de Marques de Maricá o soneto:




Chromos


Entra do dia uma aresta
Pela janella fronteira.
Tendo a cortina modesta
De ramas de trepadeira.


Sobre o banco de madeira
O camponez dorme á sesta;
De lenço branco na testa
Cose a mulher n’uma esteira.


Um beija-flor esvoaça.
__ Sai do fogão moribundo
Uma espiral de fumaça…


De vestido ao tornozelo
A moça que vem do fundo
Traz uma flor no cabello!



Parceiros