BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

A Faceira: culto a mulher

por Maria Ione Caser da Costa

Em abril de 1911, no Rio de Janeiro,  circulou o primeiro exemplar de uma revista A Faceira, que recebeu a designação numérica de ano 1, número 1. Publicada em papel couchê, ela era “propriedade de uma associação” e trazia, no expediente de cada fascículo  a relação de colaboradores: as “senhoritas” Leonor Posada, Cecília Pimentel Aguirre, Violeta Motta, Hermance de Aguiar, Julieta Accioli, Elda de Moraes Cardoso e Carmen das Dores; os “senhores” Angelo Tavares, Ataliba Reis, Alvarenga da Fonseca, Hermes Fontes, Silveira da Motta, Da Veiga Cabral, Ricardo de Albuquerque, Deoclydes de Carvalho, Lupercio Garcia.


Com redação no primeiro andar da rua dos Ourives número 50, teve Xavier Pinheiro, José Carvalhaes Pinheiro e Romulo Batista exercendo os cargos de redator-chefe, diretor e redator secretário respectivamente. Publicação mensal, “com a pretensão de passar a quinzenal”, como  informa seu primeiro editorial, era vendida ao preço de 1$500, o número avulso, e a 15$000, sua assinatura por 12 meses


Na Biblioteca Nacional estão conservados sete anos da revista, encadernados em seis volumes. O primeiro volume abrangendo os dois primeiros anos de existência: 1911 e 1912. Os anos de 1915 e 1916 também estão em uma mesma encadernação. O ano de 1917 encontra-se dividido em dois volumes, cada um abrangendo seis meses. A revista teve no decorrer de sua existência, uma variação no formato.


O primeiro editorial d’A Faceira começa com as seguintes palavras:


“Ei-nos diante de uma difficil tarefa: escrever o artigo de apresentação e dizer o nosso programma. Apresentarmo-nos? Mas como?… De que modo nos cumpre falarmos ao mundo feminino, de cujos interesses nos propomos tratar, nesta revista que se dedica à vida elegante, à vida chic da nossa urbs? […] Rebuscando phrases, burilando periodos, procurando idéias, numa lucta sem treguas, conseguimos porfim encontrar quatro palavras que synthetisam o nosso programma. Eil-as: – um culto a mulher! São esses os nosso fins, os nossos escopos, o nosso rumo.”


Encontra-se artigos diversos, fotos de senhoras e senhoritas da sociedade em seus belos trajes da época, crônicas, peças teatrais, poemas. Traz também páginas musicais, com alguns fascículos de partituras. Vários poetas estão nas páginas d’A Faceira,  entre eles: Adelina Amelia Lopes Vieira (1850-1922?), Ernesto Souza, Hermance de Aguiar, Hermes Fontes (1888-1930), Áurea Pires (1876-1949), Leonor Posada (1893-1960), Delfina Benigna da Cunha (1791-1857), Julia Lopes de Almeida (1862-1934), Olegário Mariano (1889-1958), Agripino Grieco (1888-1973).

Parceiros