BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Cosmo litterario

por Maria Ione Caser da Costa

Cosmo litterario apareceu pela primeira vez em 13 de março de 1864 no Rio de Janeiro. Publicado sempre aos domingos, o semanário tinha o romancista e crítico Manoel Antonio Major como redator. Inicialmente impresso pela Typographia de C. A. de Mello, que estava localizada à rua do Sabão, 130, que corresponde hoje a uma parte da avenida Presidente Vargas. A partir do número 14 de 12 de junho de 1864, passa a ser impresso pela Typographia Imparcial, situada à rua de Santo Antonio, 26A, atualmente rua Bitencourt da Silva.


A coleção da Biblioteca Nacional é composta por 18 números, sendo o último lançado em 10 de julho daquele ano. De acordo com informações do Dicionário Bibliographico Brazileiro, de Sacramento Blake, Cosmo litterario seriam uma coleção completa.


No texto do primeiro editorial, assinado por A Redação, os editores explicam o surgimento do periódico informando que ele seria


filho de nossos sonhos juvenis, acalentado pelo ardor d’um solo onde a litteratura tem antecipadamente um éden, onde harpas eólias são dedilhadas por mãos, que patenteão-se neotericas no firmamento d’esta sociabilidade para cujo edifício tanto e com tanto ardor trabalhamos, e que tendo com base essas idéias, cujo concreto sublima-se nos arrebóes infindos dos almejos santos, e por esteio essa benebolencia, e cuja falta tem derrocado outros tantos periodicos filhos como este das idéias nobres.


A redacção do Cosmo Litterario para concluir seu pensamento, para introduzir no âmbito social mais uma luz, que patenteando a verdade sob os caracteres simplices de sua magestade, elabora ainda que rapidamente o programa de suas inspirações. E á priori avisa que n’elle não se occulta nem a promessa nem o engano com seu sorriso utopistico; porém a simples e externa prova do que existe em subjectivo e do que esvoaça nas regiões do espírito, ahi vae o fructo, doce ou amargo; porém o fructo de arvores plantadas e crescidas o mais das vezes sujeitas aos equinoxios das estaçõeos deleteriosas.


Em duas partes dividir-se-ha o nosso trabalho: a parte scientifica e a parte litteraria; intermearemos o útil com o agradável, a simplicidade com a pompa, a historia com a chistosa charada; enfim procuraremos todos os meios a nosso alcance para agradar á todos os leitores.


O conteúdo da publicação é dividido em várias seções. As seções comuns a todos os exemplares são: Parte literária e Parte poética. Algumas edições têm uma Parte recreativa onde, além de charadas, apresenta textos críticos ou noticiosos de obras literárias ou teatrais,


O primeiro editorial continua discorrendo sobre a formação e  organização da publicação, articulando a suposição de o engrandecimento das belas artes, traria vantagens para a sociedade. Ao final, aparece a explicação:


Se não expandimos mais as nossas idéias, é porque estamos convictos de que o publico illustrado acolherá benévolo e attencioso o Cosmo Litterario, que sahindo todos os domingos apresentar-se preparado para as caricias e expectação dos que são astros na comprehensão, e armado de espada em punho para derrocar com o carecter honroso, que o reveste, mesquinhos rivaes, que lhe opponhão paradeiros á sua carreira.


A publicação tinha quatro páginas cada exemplar. Seu formato era de 31cm X 21cm, sendo diagramado em duas colunas. Não apresentava ilustrações. As informações pertinentes a valores de assinatura e endereços para recebimento de artigos estavam localizadas na última página, ao contrário de outros periódicos, que apresentavam estas informações próximas ao título. As assinaturas tinham o valor de 8$ a anual, 4$ a semestral e 2$ a trimestral. Em nenhum número aparece valor para venda avulsa.


O rol de colaboradores de Cosmo litterario é extenso. Alguns assinam as matérias com seus nomes completos, outros com suas iniciais, havendo quem utilize pseudônimos. Augusto-Emilio Zaluar (1826-1882), C. Abreu, Ferreira Neves, Major, Manoel Antonio Major, Tio Boaventura das Necessidades, A. A. de Araujo, G. P., Castorino Penedo de Faria, N. A., Dr. Anastacio Lucio do Bomsucesso, Ribeiro Junior, L. Felix, Dr. Hemetherio Augusto da Silva, C. Avellar, G. F. de Almeida, Dr. Sagittario, Gualberto Peçanha, Dr. F. N., Alvarenga Netto, Leite de Campos, Carlos Pinheiro, Dias da Silva Junior, F. da Costa, Cunha Avellar, A. S. Lopes Cardoso, Manoel Antonio Peixoto, Léo Manfredo e Dias da Silva Junior são alguns exemplos de assinaturas encontradas nas páginas da revista.


 

Parceiros