BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

O Belchior político: jornal joco-serio

por Maria Ione Caser da Costa

Lançado ao público no dia 06 de julho de 1844, teve sua publicação sob a responsabilidade da Typographia do Diário do Rio de Nicolau Lobo Vianna, uma das primeiras tipografias particulares instaladas no Rio de Janeiro. Era vendido na “rua do Ouvidor nº 152, loja do Sr. Passos, e no largo da Lapa nº 66” ao preço de 120 réis. Não se encontram nos três exemplares existentes na Biblioteca Nacional, referência a valores de venda de assinaturas.


De acordo com informação do primeiro editorial, foi escolhido o dia de sábado para sua publicação  “por serem as 3ªs feiras tomadas pela Directoria do Theatro de S. Pedro, que com a sua companhia italiana, e seus cambistas absorvem quantos vintens os palparos adquirem”. O Belchior político apresenta uma coluna dedicada a crítica teatral.


O Belchior político: jornal joco-serio traz localizado ao lado direito da página, logo abaixo do título, uma epígrafe com a assinatura de Horacio: “A sátira á poucos agrada, porque muitos a merecem”.  De acordo com Nelson Werneck Sodré, foi considerado dentre os periódicos brasileiros, um dos precursores do humorismo. E sempre em tom irônico seus artigos se posicionam, na maioria das vezes contra o governo e criticando os políticos de então.


Finalizando o primeiro editorial, os editores se despedem dando notícias de alguns leilões que pretendem fazer e pedem que sejam esquecidos pelos políticos, como estes fazem com outros dois periódicos da época:


Achando-se nosso Armazem provido do necessário para commodo do publico, e tendo muitas fazendas, que desejamos vender por todo e qualquer preço, tencionamos fazer alguns leilões: annunciaremos em nossa folha o dia que terão lugar, com a declaração dos objectos vendíveis; assim como nos obrigamos a dar noticia de todas as entradas e sahidas, tanto marítimas quanto terrestres: rogamos aos nossos colegas Belchiores que não se dôao se tivermos a felicidade de fazer negocio, e pedimos ao meretissimo Sr. Dr. Promotor Publico, se olvide de nós, como o tem feito com o Brasil (papel) e a Sentinela da Monarchia.  – Casa da nossa residencia rua do Amor da Patria nº 22 A. – O “Belchior Politico”


Apresenta fatos políticos e sociais, sempre em tom jocoso, e também uma coluna denominada notícias marítimas. Grande parte dos artigos não apresenta a assinatura do responsável, ou são assinados por pseudônimos.


Para ilustrar, um pequeno anúncio publicado no número 2, em 13 de julho de 1844.



Annuncio importante!


O “Belchior” tem a satisfação de annunciar ao respeitavel publico, e em particular aos seos amigos, e freguezes que recebeo da Provincia de Minas Geraes uma linda collecção de caricaturas, em que se reprezenta – o nascimento do ganhador, o Templo do deos mil reis, e o ganhador de joelhos adorando o Collaço do Leitão, sendo a collecção composta de 12 quadros, representando o ultimo um bazar, em cujo centro se vê uma peça de tamanho colossal, tendo em cima a estatua do ganhador com um cesto na mão, e junto ao pedestal um grande tigre de boca aberta em accção de querer devorar a estatua.

Parceiros