BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

O Gigante: periodico critico e litterario

por Maria Ione Caser da Costa

Foi através das impressoras da Typographya da Tribuna Militar, que foi lançado o pequeno O Gigante. Era um domingo, dia 04 de setembro de 1881, na cidade do Rio de Janeiro. O nome transcendia de ironia, o periódico media apenas 21,5 x 15,5.


Em seu primeiro editorial denominado “caro leitor”, seus editores “a lume de publicidade” se posicionam e apresentam:


“… tratar das grandes causas politicas do nosso paiz, nem tão pouco tomar parte nas luctas do nosso firmamento litterario, não, vem tímido e respeitoso combater o tédio, o aborrecimento e o pezar que constantemente vos cercão dando-vos, caríssimo leitor, um incentivo para matares o tempo, esquecendo dos vossos pezares e tristezas”.


Na Biblioteca Nacional podem ser encontrados dois exemplares de O Gigante, o de número 1 e o de número 8, este publicado em 23 de outubro do mesmo ano de 1881. Seu conteúdo é formado por alguns poemas, notícias diversas e uma seção denominada folhetim. Não apresentam nome de editores ou endereço de escritório em seus editoriais. Composto em quatro páginas, na última do primeiro exemplar aparece o aviso:


“Prevenimos ao respeitavel publico que não tendo – O Gigante, – escriptorio onde possa ser dirigida toda e qualquer correnpondencia ou assinaturas, deverão endereçar as mesmas a rua da Carioca n. 31, typpographia da – Tribuna Militar – onde por enquanto estabelecemos o mesmo por especial favor do proprietário”.


 Os colaboradores identificados nos dois exemplares da publicação são Pim-pim; Nioraro; Jose Francisco da Silva Natureza e, E. S. autor do poema “No Jardim”, que transcrevemos a seguir:


No Jardim


A tarde no jardim
Eu disse a minha amante:
Oh! da-me delirante
Um beijo, cherubimLançando um vago olhar
De quem recebe affronta,
A rua ella m’aponta….
Mandou-me retirar!

Jurei com muito medo
Que tudo era brinquedo
Foi só de occasião….

A virgem tão formosa!
Me deu toda raivóza
Um grande bofetão!…

Parceiros