BNDigital

Projeto Resgate Barão do Rio Branco

< Voltar para Dossiês

SOBRE O PROJETO RESGATE BARÃO DO RIO BRANCO

O Projeto Resgate Barão do Rio Branco é um programa de cooperação arquivística internacional que tem por missão catalogar e reproduzir a documentação histórica manuscrita referente ao Brasil, do período anterior à Independência.

Anteriormente, só era possível consultar a rica documentação que se encontra sob a custódia de instituições estrangeiras por meio de dispendiosas viagens e cansativas pesquisas. Ao organizar e tornar acessível esse imenso acervo aos pesquisadores e ao grande público, o Projeto Resgate Barão do Rio Branco realiza uma inestimável contribuição para a memória brasileira.

O projeto homenageia José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, diplomata brasileiro que consolidou as fronteiras do país. Com efeito, o embrião da iniciativa surgiu já no século XIX, graças à pesquisa pessoal de muitos diplomatas brasileiros.

A institucionalização do Projeto Resgate Barão do Rio Branco iniciou em 1983, quando foi firmado um primeiro protocolo de cooperação entre Brasil e Portugal, país que conserva a parte mais considerável da documentação referente ao Brasil antes da Independência. Posteriormente, com a perspectiva das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao território brasileiro, em 1996 o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) impulsionou a criação da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO) e a aprovação do Plano Luso-brasileiro de Microfilmagem.

Tais iniciativas fortaleceram sobremaneira o desenvolvimento do Projeto Resgate Barão do Rio Branco. Como fruto dessas décadas de trabalho, grande parte do acervo luso-brasileiro foi disponibilizado digitalmente, entre 2002 e 2006, pelo Centro de Memória Digital da Universidade de Brasília (CMD/UnB), com apoio financeiro da Petrobras.

Desde 2015, os recursos para a manutenção e o incremento do Projeto Resgate Barão do Rio Branco advêm de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cuja direção está a cargo da presidência da Fundação Biblioteca Nacional.

Até o momento, foram feitos o levantamento e a reprodução de documentos existentes nos arquivos, bibliotecas, museus, centros e instituições culturais de Áustria, Espanha, Holanda, França, Bélgica, Reino Unido e Estados Unidos da América. O Projeto Resgate Barão do Rio Branco pretende, a curto prazo, tornar disponível esse novo acervo, oferecer instrumentos de pesquisa mais atualizados e ampliar o mapeamento dos documentos existentes em outros continentes.

Visite o conteúdo aqui: resgate.bn.br

CORRESPONDÊNCIA E CONTATO

Centro de Cooperação e Difusão
Coordenação de Cooperação Institucional
Fundação Biblioteca Nacional
[email protected]
Avenida Rio Branco nº 219 - Sede
CEP 20040-008, Centro, Rio de Janeiro — RJ

Parceiros