BNDigital

Rede da Memória Virtual Brasileira

< Voltar para Dossiês

Escola Nacional de Seguros

Fundada em 1971 pelos principais atores do setor de seguros brasileiro, a Escola Nacional de Seguros tem a missão de desenvolver o mercado de seguros através da geração e difusão de conhecimento e da capacitação de profissionais. A instituição atende às necessidades dos profissionais brasileiros através da educação continuada, ajudando-os a enfrentar um mercado com forte competitividade.

Ao longo dos últimos 44 anos, a Escola contribuiu com o desenvolvimento da indústria do seguro ao oferecer programas educacionais, apoiar pesquisas técnicas, publicar vasta gama de títulos e organizar seminários e conferências. Nesse período, também se notabilizou pela troca de experiências com instituições de ensino do Brasil e exterior, através de convênios de cooperação técnica. Assim, ela confirma seu comprometimento com a alta qualificação de profissionais para um setor que vem se tornando cada vez mais importante na nossa economia.

Como desdobramento de sua missão institucional a ENS atua no campo de geração e difusão de conhecimento produzindo uma série de publicações voltadas ao campo do Seguro.

Esta produção encontra-se disponível no site da http://www.docvirt.no-ip.com/funensegbiblioteca/home.htm e agora integra o acervo digital da BNDigital.

Série Em Debate - foi criada com o objetivo de estimular a pesquisa acadêmica e científica em níveis de graduação e pós-graduação, além de promover a discussão de ideias em torno do desenvolvimento do mercado de seguros.

Série Cadernos de Seguro: Teses - série que incentiva a pesquisa acadêmica (níveis mestrado e doutorado) nos setores de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização do mercado brasileiro.

Série Estudos sobre Seguros - destinada à publicação de estudos, análises e pesquisas realizadas por profissionais das áreas de seguro, resseguro, previdência privada complementar e capitalização, a antiga série denominada “Estudos Funenseg”.

Os trabalhos trazem levantamentos recentes e apontamentos estratégicos sobre o setor na atualidade e para os anos que se seguirão.

Série Textos Didáticos, “Seguro automóvel” - publicação apresenta os conceitos básicos do seguro de automóvel, o histórico desse produto no Brasil, processo na ocorrência de um sinistro e seguros obrigatórios, além dos conceitos fundamentais sobre gestão produto e da carteira.

Série de livros que aborda os conceitos fundamentais, histórico, análise e explicações sobre as matérias básicas sobre seguros, administração e previdência.

Dicionários e Glossários - publicações contendo verbetes, expressões e explicações sobre temas, assuntos, modalidades, ações e instituições dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, resseguros, capitalização e áreas afins.

Livros Técnicos - publicações que abordam o seguro e seus congêneres, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização, contendo também artigos, pareceres, leis, opiniões e estudos de casos sobre temas do setor e/ou afins.

Edições Especiais - edições contendo estudos técnicos e científicos sobre temas de interesse do setor.

PERIÓDICOS:

Cadernos de Seguro -Revista técnica do mercado de seguro nacional, publica artigos, estudos, debates, análises e opiniões de profissionais brasileiros e do exterior.

Revista Brasileira de Risco e Seguro (RBRS) - Periódico semestral com estudos e pesquisas sobre seguro, resseguro, previdência privada complementar, capitalização, gerenciamento de riscos e assuntos correlatos.

RBRS International (RBRSi) – Periódico anual, exclusivamente em formato digital, em língua inglesa, produzido pela ENS, voltado para o setor mundial de seguros.

Parceiros