BNDigital

Exposições

Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

  • Pernambuco 1817 – A Revolução

    No marco dos duzentos anos de uma das mais bem sucedidas insurgências ao domínio português que vigorou no Brasil até fins do século XIX, a Biblioteca Nacional traz ao público a mostra "Pernambuco 1817 - A Revolução", que apresenta um recorte de livros, documentos e imagens da BN que elucidam…

  • Dante – Poeta de Toda a Vida

    Com esta mostra celebramos o nascimento de Dante, com a distância interposta de sete séculos e meio. A força da rememoração reside na convicção de que Dante permanece entre nós, como um dos monumentos literários estruturantes de nossa experiência civilizatória.…

  • Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional

    A exposição Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional propõe ao visitante um panorama do processo histórico da cartografia no Brasil.…

  • Brasil Feminino

    A exposição Brasil Feminino é, sobretudo, uma homenagem da Fundação Biblioteca Nacional à mulher brasileira.…

  • Guerra – Ó Dor, Ó Vergonha: A Grande Guerra de 1914 no Acervo …

    A Grande Guerra de 1914 foi o evento matricial do século XX. Suas consequências não decorrem, de modo didático, de suas “causas”, quaisquer que elas sejam. Os efeitos da guerra não foram antecipados por quaisquer de seus protagonistas. …

  • Machado de Assis – 100 anos de uma Cartografia Inacabada

    A Biblioteca Nacional se propõe, através dessa figura paradigmática de nossas letras, a promover um diálogo cultural mais amplo, que contemple os especialistas e críticos de sua obra, mas sem deixar de lado uma visão de cidadania solidária, inclusiva, democrática.…

  • Rio Cidade-Paisagem

    Breve amostra da diversidade documental sobre a Cidade Maravilhosa preservada na Biblioteca Nacional.…

  • Mestres da Gravura

    De volta ao século xv e viajando até 1830, faremos um belo passeio, por mais de 400 anos, ao lado dos Mestres da Gravura, como Dürer, na Alemanha; Rembrandt, na Holanda; Piranesi, na Itália; Callot, na França; Hogarth, na Inglaterra; Goya, na Espanha... entre outros artistas europeus, internacionalmente famosos. …

  • Copas do Mundo: 1930 – 2010

    A Biblioteca Nacional traz a exposição virtual "Copas do Mundo: 1930 - 2010" onde, através de periódicos digitalizados, pode-se visitar 19 edições do torneio.…

  • Dom João VI e a Biblioteca Nacional: o Papel de um Legado

    A exposição D. João VI: o papel de um legado, inaugurada em novembro de 2008 no Centro Cultural da Justiça Federal, é agora disponibilizada ao internauta em sua versão virtual.…

  • Caio Prado Jr.

    “O Grande Problema brasileiro é levantar o nível dessa massa da população, porque cultura é um fato coletivo, e não individual. É preciso usar o máximo dos recursos do país para dar saúde e educação para essa massa.” Caio Prado Jr. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo em julho de 1978.…

  • Pequena Exposição de Livros

    A mostra Medeiros e Albuquerque, João do Rio e Benjamim Costallat: pequena exposição de livros é a primeira exposição virtual apresentada pela Fundação Biblioteca Nacional.…