BNDigital

TECER - CHEGADA EM SALVADOR

< Voltar para Exposições virtuais

TECER - CHEGADA EM SALVADOR

Às quatro horas da tarde do 22 de janeiro de 1808, logo após os navios estarem fundeados, o Governador da Capitania da Bahia, Conde da Ponte, foi a bordo da nau Príncipe Real. No dia seguinte, fizeram o mesmo os membros da Câmara. Entretanto, o desembarque da real comitiva só ocorreria, com grande solenidade, quarenta e oito horas depois:, às cinco em ponto da tarde do dia 24:, a antiga capital não estava preparada para tão extraordinária chegada.

Desde o descobrimento de Cabral em abril de 1500, nada poderia ser comparado ao desembarque da Rainha D. Maria I e do Príncipe Regente D. João em Salvador. Dava-se ali o maior acontecimento político e cultural da história da América portuguesa.

Não há iconografia contemporânea conhecida do desembarque, mas existe, contudo, um registro topográfico e arquitetônico da cidade, realizado por Luís dos Santos Vilhena, mostrando a cidade que a Corte encontrou ao desembarcar, trabalho que pode ser comparado à gravura de Friedrich Salathé, realizada e impressa duas décadas depois.