BNDigital

Exposições

Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

  • Uma janela para o armazém de periódicos

    Em comemoração ao centenário da Coordenação de Publicações Seriadas (CPS), apresentamos a exposição “Uma janela para o armazém de periódicos”, que busca resgatar a história da construção desta Coordenação e seu acervo.…

  • Irlandeses no Brasil

    Ao sediar a presente exposição, a Fundação Biblioteca Nacional cumprimenta a Embaixada e o Consulado Geral da Irlanda no Brasil pela iniciativa desse encontro histórico.…

  • Uma viagem ao mundo antigo – EGITO e POMPEIA nas fotografias da Cole...

    A presente mostra pretende evocar a antiguidade a partir das ruínas do Egito Antigo e de Pompeia e, simultaneamente, alguns aspectos importantes da história das imagens e de sua reprodutibilidade – com destaque para a fotografia.…

  • Pernambuco 1817 – A Revolução

    No marco dos duzentos anos de uma das mais bem sucedidas insurgências ao domínio português que vigorou no Brasil até fins do século XIX, a Biblioteca Nacional traz ao público a mostra "Pernambuco 1817 - A Revolução", que apresenta um recorte de livros, documentos e imagens da BN que elucidam a Revolução Pernambucana.…

  • Mestres da Gravura

    De volta ao século xv e viajando até 1830, faremos um belo passeio, por mais de 400 anos, ao lado dos Mestres da Gravura, como Dürer, na Alemanha; Rembrandt, na Holanda; Piranesi, na Itália; Callot, na França; Hogarth, na Inglaterra; Goya, na Espanha... entre outros artistas europeus, internacionalmente famosos. …

  • Copas do Mundo: 1930 – 2010

    A Biblioteca Nacional traz a exposição virtual "Copas do Mundo: 1930 - 2010" onde, através de periódicos digitalizados, pode-se visitar 19 edições do torneio.…

  • Dante – Poeta de Toda a Vida

    Com esta mostra celebramos o nascimento de Dante, com a distância interposta de sete séculos e meio. A força da rememoração reside na convicção de que Dante permanece entre nós, como um dos monumentos literários estruturantes de nossa experiência civilizatória.…

  • Os Jogos Olímpicos da Era Moderna

    A exposição tem como premissa expor as principais notícias relacionadas aos acontecimentos de cada edição dos Jogos Olímpicos modernos, desde 1896, em Atenas, Grécia, até o ano de 2012, em Londres, Reino Unido.…

  • Rio de Janeiro 450 Anos – Uma História do Futuro

    A decisão da Biblioteca Nacional em integrar o conjunto de iniciativas culturais em torno da efeméride dos 450 anos do Rio de Janeiro partiu do reconhecimento da interdependência histórica estabelecida com sua cidade de abrigo. …

  • Biblioteca Nacional – As Mãos que Restauram o Tempo

    A restauração da fachada da Biblioteca Nacional representa um marco na história da instituição e do edifício, que completará, em breve, 108 anos. De um conjunto de mais de 10 mil imagens, foi feita uma seleção em afinidade com os temas que emergiram deste universo: Arquitetura, Detalhes, Trabalho e Retratos.…

  • Ai, ai, ai… cem anos o samba faz!

    Uma homenagem da Biblioteca Nacional - O samba, ritmo musical de raízes africanas nascido no Brasil, símbolo de nossa tradição cultural, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 2005. Seu centenário é comemorado em 27 de novembro de 2016, data em que Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido co…

  • Caio Prado Jr.

    “O Grande Problema brasileiro é levantar o nível dessa massa da população, porque cultura é um fato coletivo, e não individual. É preciso usar o máximo dos recursos do país para dar saúde e educação para essa massa.” Caio Prado Jr. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo em julho de 1978.…