BNDigital

Exposições

Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

  • Lutero, 500 Anos da Reforma

    A Biblioteca Nacional acumula exemplares que compõem a nossa Coleção Luterana, e que testemunham a Reforma estudada e anotada por leitores de outro tempo, que aguardam pelo diálogo com leitores deste tempo, para desvelar um homem, em todas as suas nuanças.…

  • Uma viagem ao mundo antigo – EGITO e POMPEIA nas fotografias da Cole...

    A presente mostra pretende evocar a antiguidade a partir das ruínas do Egito Antigo e de Pompeia e, simultaneamente, alguns aspectos importantes da história das imagens e de sua reprodutibilidade – com destaque para a fotografia.…

  • Guerra – Ó Dor, Ó Vergonha: A Grande Guerra de 1914 no Acervo ...

    A Grande Guerra de 1914 foi o evento matricial do século XX. Suas consequências não decorrem, de modo didático, de suas “causas”, quaisquer que elas sejam. Os efeitos da guerra não foram antecipados por quaisquer de seus protagonistas. …

  • Rio Cidade-Paisagem

    Breve amostra da diversidade documental sobre a Cidade Maravilhosa preservada na Biblioteca Nacional.…

  • Alair Gomes, muito prazer

    Ao longo de mais de 30 anos Alair Gomes escreveu, fotografou, criou uma obra/arquivo impressionante... A Biblioteca Nacional traz nessa exposição uma incrível seleção desse artista tão importante para a cultura nacional.…

  • Machado de Assis – 100 anos de uma Cartografia Inacabada

    A Biblioteca Nacional se propõe, através dessa figura paradigmática de nossas letras, a promover um diálogo cultural mais amplo, que contemple os especialistas e críticos de sua obra, mas sem deixar de lado uma visão de cidadania solidária, inclusiva, democrática.…

  • Copas do Mundo: 1930 – 2010

    A Biblioteca Nacional traz a exposição virtual "Copas do Mundo: 1930 - 2010" onde, através de periódicos digitalizados, pode-se visitar 19 edições do torneio.…

  • Gabinete de Obras Máximas e Singulares

    Além de expor um grande número de obras nunca antes exibidas, Gabinete de Obras Máximas e Singulares traz uma proposta expográfica inédita que amplia a capacidade de acesso do público aos tesouros da Biblioteca Nacional.…

  • Mestres da Gravura

    De volta ao século xv e viajando até 1830, faremos um belo passeio, por mais de 400 anos, ao lado dos Mestres da Gravura, como Dürer, na Alemanha; Rembrandt, na Holanda; Piranesi, na Itália; Callot, na França; Hogarth, na Inglaterra; Goya, na Espanha... entre outros artistas europeus, internacionalmente famosos. …

  • Dom João VI e a Biblioteca Nacional: o Papel de um Legado

    A exposição D. João VI: o papel de um legado, inaugurada em novembro de 2008 no Centro Cultural da Justiça Federal, é agora disponibilizada ao internauta em sua versão virtual.…

  • Os Jogos Olímpicos da Era Moderna

    A exposição tem como premissa expor as principais notícias relacionadas aos acontecimentos de cada edição dos Jogos Olímpicos modernos, desde 1896, em Atenas, Grécia, até o ano de 2012, em Londres, Reino Unido.…

  • Ai, ai, ai… cem anos o samba faz!

    Uma homenagem da Biblioteca Nacional - O samba, ritmo musical de raízes africanas nascido no Brasil, símbolo de nossa tradição cultural, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 2005. Seu centenário é comemorado em 27 de novembro de 2016, data em que Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido co…