BNDigital

Exposições

Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

  • Alma do Mundo – Leonardo 500 Anos

    A herança leonardiana constitui uma jazida inesgotável. Seu gênio não se restringe aos maquinismos que projetou, mas a um método plástico e rigoroso: a poética de um conhecimento radial…

  • Doutor Ulysses: Senhor Brasil

    No ano comemoramos os 100 anos que Ulysses Guimarães faria se estivesse vivo, não deixamos de lembrar aquele que foi, talvez, o maior desafio de sua carreira pública: erguer, num Plenário tão diverso quanto confuso, a “Constituição Cidadã”. Não há homenagem maior a Ulysses do que o res…

  • Monteiro Lobato – O Homem, Os Livros

    No ano em que a obra de Lobato torna-se domínio público, salientamos sua importância para a literatura brasileira. Em paralelo a tantas reedições e adaptações de seus livros, a Fundação Biblioteca Nacional apresenta, por meio desta mostra, documentos representativos da sua trajetória.…

  • Euclides da Cunha – Os Sertões: Testemunho e Apocalipse

    Esta exposição na ocasião dos 120 anos da morte de Euclides da Cunha, revisita, Os sertões (1902), ressaltando sua prosa, o contraste entre a capital e o sertão e as divergências entre ideias e vivências. …

  • Saint Hilaire e as paisagens brasileiras

    Com sua grande diversidade de fauna e flora, rios caudalosos e matas impenetráveis, o território brasileiro sempre foi visto com fascínio pelos cientistas estrangeiros. O botânico Auguste de Saint-Hilaire esteve no país entre 1816 e 1822, financiado pelo governo da França, e durante sua viagem recolheu cerca de 30.000 amos…

  • Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional

    A exposição Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional propõe ao visitante um panorama do processo histórico da cartografia no Brasil.…

  • Brasil Feminino

    A exposição Brasil Feminino é, sobretudo, uma homenagem da Fundação Biblioteca Nacional à mulher brasileira.…

  • Rio Cidade-Paisagem

    Breve amostra da diversidade documental sobre a Cidade Maravilhosa preservada na Biblioteca Nacional.…

  • Machado de Assis – 100 anos de uma Cartografia Inacabada

    A Biblioteca Nacional se propõe, através dessa figura paradigmática de nossas letras, a promover um diálogo cultural mais amplo, que contemple os especialistas e críticos de sua obra, mas sem deixar de lado uma visão de cidadania solidária, inclusiva, democrática.…

  • Guerra – Ó Dor, Ó Vergonha: A Grande Guerra de 1914 no Acervo ...

    A Grande Guerra de 1914 foi o evento matricial do século XX. Suas consequências não decorrem, de modo didático, de suas “causas”, quaisquer que elas sejam. Os efeitos da guerra não foram antecipados por quaisquer de seus protagonistas. …

  • Alair Gomes, muito prazer

    Ao longo de mais de 30 anos Alair Gomes escreveu, fotografou, criou uma obra/arquivo impressionante... A Biblioteca Nacional traz nessa exposição uma incrível seleção desse artista tão importante para a cultura nacional.…

  • Gabinete de Obras Máximas e Singulares

    Além de expor um grande número de obras nunca antes exibidas, Gabinete de Obras Máximas e Singulares traz uma proposta expográfica inédita que amplia a capacidade de acesso do público aos tesouros da Biblioteca Nacional.…