BNDigital

Exposições

Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

  • D. Maria I, Portugal e o Brasil: elos de uma mesma corrente

    No tempo em que Portugal ainda era uma das maiores potências europeias e dona de várias colônias, inclusive o Brasil, D. Maria I se tornou a primeira rainha de Portugal e Algarves e, posteriormente, Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.…

  • Isabel, regente do Império, mãe e mulher: a princesa que não chegou...

    A Princesa Isabel, filha e herdeira do Imperador D. Pedro II, não chegou a reinar, mas foi três vezes Regente do Império e exerceu de fato a chefia de Estado durante três anos e meio. Foi a primeira mulher a efetivamente exercer essas funções em todas as três Américas.…

  • A Metrópole da Amazônia – 400 Anos da Cidade de Belém

    Esta pequena mostra reúne alguns dos documentos mais significativos do acervo da Biblioteca Nacional, que ilustram aspectos da história, das paisagens e das peculiaridades de Belém e a homenageiam no seu 400º aniversário de fundação.…

  • Os Jogos Olímpicos da Era Moderna

    A exposição tem como premissa expor as principais notícias relacionadas aos acontecimentos de cada edição dos Jogos Olímpicos modernos, desde 1896, em Atenas, Grécia, até o ano de 2012, em Londres, Reino Unido.…

  • Dante – Poeta de Toda a Vida

    Com esta mostra celebramos o nascimento de Dante, com a distância interposta de sete séculos e meio. A força da rememoração reside na convicção de que Dante permanece entre nós, como um dos monumentos literários estruturantes de nossa experiência civilizatória.…

  • Rio de Janeiro 450 Anos – Uma História do Futuro

    A decisão da Biblioteca Nacional em integrar o conjunto de iniciativas culturais em torno da efeméride dos 450 anos do Rio de Janeiro partiu do reconhecimento da interdependência histórica estabelecida com sua cidade de abrigo. …

  • Biblioteca Nacional – As Mãos que Restauram o Tempo

    A restauração da fachada da Biblioteca Nacional representa um marco na história da instituição e do edifício, que completará, em breve, 108 anos. De um conjunto de mais de 10 mil imagens, foi feita uma seleção em afinidade com os temas que emergiram deste universo: Arquitetura, Detalhes, Trabalho e Retratos.…

  • Caio Prado Jr.

    “O Grande Problema brasileiro é levantar o nível dessa massa da população, porque cultura é um fato coletivo, e não individual. É preciso usar o máximo dos recursos do país para dar saúde e educação para essa massa.” Caio Prado Jr. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo em julho de 1978.…

  • Ai, ai, ai… cem anos o samba faz!

    Uma homenagem da Biblioteca Nacional - O samba, ritmo musical de raízes africanas nascido no Brasil, símbolo de nossa tradição cultural, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 2005. Seu centenário é comemorado em 27 de novembro de 2016, data em que Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido co…

  • Pequena Exposição de Livros Decadentistas

    A mostra Medeiros e Albuquerque, João do Rio e Benjamim Costallat: pequena exposição de livros é a primeira exposição virtual apresentada pela Fundação Biblioteca Nacional.…

  • Lutero, 500 Anos da Reforma

    A Biblioteca Nacional acumula exemplares que compõem a nossa Coleção Luterana, e que testemunham a Reforma estudada e anotada por leitores de outro tempo, que aguardam pelo diálogo com leitores deste tempo, para desvelar um homem, em todas as suas nuanças.…

  • Alma do Mundo – Leonardo 500 Anos

    A herança leonardiana constitui uma jazida inesgotável. Seu gênio não se restringe aos maquinismos que projetou, mas a um método plástico e rigoroso: a poética de um conhecimento radial…