BNDigital

Exposições

Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

  • Uma janela para o armazém de periódicos

    Em comemoração ao centenário da Coordenação de Publicações Seriadas (CPS), apresentamos a exposição “Uma janela para o armazém de periódicos”, que busca resgatar a história da construção desta Coordenação e seu acervo.…

  • Irlandeses no Brasil

    Ao sediar a presente exposição, a Fundação Biblioteca Nacional cumprimenta a Embaixada e o Consulado Geral da Irlanda no Brasil pela iniciativa desse encontro histórico.…

  • Pequena Exposição de Livros Decadentistas

    A mostra Medeiros e Albuquerque, João do Rio e Benjamim Costallat: pequena exposição de livros é a primeira exposição virtual apresentada pela Fundação Biblioteca Nacional.…

  • Lutero, 500 Anos da Reforma

    A Biblioteca Nacional acumula exemplares que compõem a nossa Coleção Luterana, e que testemunham a Reforma estudada e anotada por leitores de outro tempo, que aguardam pelo diálogo com leitores deste tempo, para desvelar um homem, em todas as suas nuanças.…

  • Alma do Mundo – Leonardo 500 Anos

    A herança leonardiana constitui uma jazida inesgotável. Seu gênio não se restringe aos maquinismos que projetou, mas a um método plástico e rigoroso: a poética de um conhecimento radial…

  • Euclides da Cunha – Os Sertões: Testemunho e Apocalipse

    Esta exposição na ocasião dos 120 anos da morte de Euclides da Cunha, revisita, Os sertões (1902), ressaltando sua prosa, o contraste entre a capital e o sertão e as divergências entre ideias e vivências. …

  • Doutor Ulysses: Senhor Brasil

    No ano comemoramos os 100 anos que Ulysses Guimarães faria se estivesse vivo, não deixamos de lembrar aquele que foi, talvez, o maior desafio de sua carreira pública: erguer, num Plenário tão diverso quanto confuso, a “Constituição Cidadã”. Não há homenagem maior a Ulysses do que o respeito à mesma. …

  • Monteiro Lobato – O Homem, Os Livros

    No ano em que a obra de Lobato torna-se domínio público, salientamos sua importância para a literatura brasileira. Em paralelo a tantas reedições e adaptações de seus livros, a Fundação Biblioteca Nacional apresenta, por meio desta mostra, documentos representativos da sua trajetória.…

  • Saint Hilaire e as paisagens brasileiras

    Com sua grande diversidade de fauna e flora, rios caudalosos e matas impenetráveis, o território brasileiro sempre foi visto com fascínio pelos cientistas estrangeiros. O botânico Auguste de Saint-Hilaire esteve no país entre 1816 e 1822, financiado pelo governo da França, e durante sua viagem recolheu cerca de 30.000 amos…

  • Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional

    A exposição Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional propõe ao visitante um panorama do processo histórico da cartografia no Brasil.…

  • Brasil Feminino

    A exposição Brasil Feminino é, sobretudo, uma homenagem da Fundação Biblioteca Nacional à mulher brasileira.…

  • Rio Cidade-Paisagem

    Breve amostra da diversidade documental sobre a Cidade Maravilhosa preservada na Biblioteca Nacional.…