BNDigital

Apresentação

< Voltar para Exposições virtuais

Apresentação

É com satisfação que a Coordenadoria de Pesquisa apresenta a versão virtual de sua exposição O Centenário de Caio Prado Junior no Acervo da Biblioteca Nacional, que foi exibida entre 19 de abril e 15 de maio de 2007, como parte do evento comemorativo dos 100 anos de nascimento desse que foi um dos maiores intelectuais do Brasil no século XX.

Caio Prado foi o primeiro intelectual a lançar mão das teorias marxistas no estudo da história do Brasil e sua obra é uma das principais referências da historiografia brasileira. Nas palavras de Francisco Iglesias, seus livros sobre a história do Brasil colocam-no “entre os maiores historiadores brasileiros de todos os tempos, um dos mais importantes de hoje. Deu uma contribuição definitiva para melhor conhecer e pensar o Brasil, que ele tanto conhece e sobre o qual tão serena e severamente pensou, muito acrescentando ao já sabido: um inovador, um ponderável cientista social.”

A vida e a obra de Caio Prado Junior, ativista político, editor e autor de extensa bibliografia, não se esgotam nessa pequena exposição. Através dela, pretendemos apenas contribuir para despertar nos leitores e visitantes virtuais da Biblioteca Nacional o interesse por seu legado, que tanto contribuiu, e ainda contribui, para a compreensão da realidade do Brasil contemporâneo.

A inauguração da exposição original foi acompanhada pela mesa-redonda “Caio Prado Junior: Vida e Obra”, composta pelos professores Carlos Nelson Coutinho (UFRJ), Ricardo Salles (UNI-Rio), Luciano Figueiredo (UFF) e Sérgio Montalvão (UNIVERCIDADE), com mediação do presidente da FBN, professor Muniz Sodré.