BNDigital

< Voltar para Exposições virtuais

Algumas Coleções


Coleção Primeiros Passos

Em 1979, a Editora Brasiliense lança a coleção Primeiros Passos, cujo sucesso de vendas possibilitou que a Brasiliense ocupasse uma posição de destaque no mercado editorial brasileiro.

Com a Primeiros Passos, a editora, que anteriormente publicava principalmente textos de autores do círculo intelectual paulista, diversificou a gama de autores publicados e, percebendo o interesse do leitor jovem, exigia dos autores um texto menos acadêmico, com o objetivo de ampliar e divulgar para um público maior o conhecimento sobre temas relacionados àquele momento de transição política.

Em seus dois primeiros anos, a coleção vendeu cerca de dois milhões de livros. Só o título O que é ideologia, escrito pela filósofa Marilena Chauí, vendeu duzentos mil exemplares, número surpreendente para os padrões brasileiros.

A Brasiliense, presidida hoje pela filha de Caio, a socióloga Yolanda (Danda) Prado, foi uma das primeiras editoras brasileiras a publicar livros de bolso, com preços mais acessíveis, além de inovar no aspecto visual – algumas capas foram feitas por grafiteiros – e na linguagem simples adotada nas obras.


Coleção Tudo é História

O sucesso da Coleção Primeiros Passos motivou a Editora Brasiliense a lançar a coleção Tudo é História, outra inovadora série de livros, igualmente rica, interessante e acessível, em que se destacam temas marcantes da história do Brasil e do mundo.