BNDigital

EUA: 1994

< Voltar para Exposições virtuais

EUA: 1994

Mesmo sem ser um país de grande tradição no futebol, isso não impediu os Estados Unidos de sediarem uma excelente décima quinta edição da Copa do Mundo Fifa de Futebol. O torneio ocorreu entre 17 de junho e 17 de julho de 1994, com jogos realizados em 9 cidades: Pasadena (Los Angeles), Pontiac (Detroit), Palo Alto (San Francisco), East Rutherford (Nova Iorque), Orlando, Chicago, Dallas, Boston e Washington DC. Das 147 seleções inscritas nas eliminatórias, 24 se classificaram para a competição:

- EUA
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Bélgica
- Brasil
- Bolívia
- Bulgária
- Camarões
- Colômbia
- Coréia do Sul
- Espanha
- Grécia
- Irlanda
- Itália
- Marrocos
- México
- Nigéria
- Noruega
- Holanda
- Romênia
- Rússia
- Suécia
- Suíça

Esta foi a primeira vez que nenhuma seleção integrante do Reino Unido participou de uma Copa, bem como foi a estreia das equipes da Arábia Saudita, Grécia, Nigéria e Rússia (em 1991 a União Soviética – URSS -, que já participara de outras copas, se dissolveu. A Rússia, portanto, é um dos países que antes compunham a URSS e que, agora desmembrada, estreava na competição).

Curiosamente, o Rei Fahd da Arábia Saudita, apaixonado por futebol, presenteou os jogadores da sua seleção com um carro e um apartamento, em reconhecimento ao desempenho da mesma, só eliminada nas oitavas-de-final da competição.

O jogador brasileiro Bebeto eternizou uma comemoração ao marcar um gol contra a Holanda, quando balançou os braços insinuando ninar um bebê. O motivo para isso foi homenagear seu filho Matheus que nascera na véspera.

Outra cena famosa, porém lamentável, foi a cotovelada desferida pelo brasileiro Leonardo ao jogador americano Tab Ramos, o que culminou com sua expulsão. Outro caso de afastamento precoce da competição foi a desclassificação do astro argentino Diego Maradona, pego no exame anti-dopping.

A final ocorreu entre Brasil e Itália, onde a seleção brasileira empatou em 0 x 0 com os italianos, tanto no tempo regulamentar, quanto na prorrogação. O jogo então seguiu para a disputa de pênaltis, com destaque para o goleiro brasileiro Taffarel e para o jogador italiano Roberto Baggio, que deu a vitória ao Brasil quando perdeu um pênalti.

Éramos tetracampeões do mundo, a primeira seleção a atingir tal título, e o centroavante brasileiro Romário foi eleito o melhor da competição.

Para essa edição foram selecionados artigos do periódico Jornal do Brasil.