BNDigital

Itália: 1990

< Voltar para Exposições virtuais

Itália: 1990

Assim como ocorrera em 1934, a Itália voltou a sediar a Copa do Mundo Fifa de Futebol, em sua décima quarta edição, ocorrida entre os dias 08 de junho e 08 de julho de 1990. As partidas foram disputadas em 12 cidades: Roma, Milão, Nápoles, Turim, Udine, Bari, Verona, Florença, Cagliari, Bolonha, Palermo e Gênova. Mais uma vez, 24 seleções compuseram o torneio:

- Itália
- Argentina
- Brasil
- Alemanha
- Bélgica
- Inglaterra
- Áustria
- Iugoslávia
- Espanha
- Holanda
- União Soviética
- Escócia
- República Tcheca
- Irlanda
- Romênia
- Suécia
- Uruguai
- Colômbia
- Camarões
- Egito
- Coréia do Sul
- Emirados Árabes Unidos
- Estados Unidos
- Costa Rica

A Seleção Brasileira comandada pelo técnico Sebastião Lazaroni foi alvo de muitas críticas, que expunham brigas internas. Foi precocemente eliminada nas oitavas de final vítima da argentina que a derrotara por 1 x 0, amargando uma nona posição.

Um caso polêmico marcou essa edição. Após o jogo em que o Brasil foi eliminado pela Argentina, o lateral brasileiro Branco pediu água e estranhou o gosto, bem como o fato de tê-la recebido de um frasco diferente ao dado para o jogador argentino Maradona. Ainda, alegou ter ficado zonzo e sonolento no ônibus da seleção. Na ocasião foi desacreditado, até que, em 1993, o massagista argentino Miguel di Lorenzo confirmou que havia dois tipos de água em sua maleta: um para os argentinos e outro para os brasileiros.

A Alemanha Ocidental se sagrou campeã em um jogo disputado contra a Argentina, de quem venceu por 1 x 0. Foi a última copa dessa seleção, uma vez que, meses depois, em 09 de novembro, o Muro de Berlim, que dividia duas nações, foi posto abaixo, unificando a Alemanha.

Para essa edição do torneio foram selecionados artigos do periódico Jornal do Brasil.