BNDigital

Suécia: 1958

< Voltar para Exposições virtuais

Suécia: 1958

A sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol ocorreu na Suécia entre 10 e 29 de junho de 1958. As partidas foram realizadas nas cidades de: Boras, Eskilstuna, Gotemburgo, Halmstad, Helsingborg, Malmö, Norrköping, Örebro, Sandviken, Solna, Uddevalla e Västerås.

Foram classificadas 16 seleções para disputar o torneio, sendo a maioria, 12, europeias, conforme a lista a seguir:

- Suécia
- Alemanha Ocidental
- Áustria
- França
- Tchecoslováquia
- Hungria
- União Soviética
- Iugoslávia
- Inglaterra
- Irlanda do Norte
- Escócia
- País de Gales
- Argentina
- México
- Paraguai
- Brasil

A Copa foi marcada por uma revelação: o jogador brasileiro Pelé, que aos 17 anos, começava a escrever seu nome na história do futebol mundial.

Curiosamente, os dirigentes brasileiros esqueceram de mandar para a Fifa a numeração de cada jogador da seleção, cabendo à entidade o trabalho de fazê-lo. Aleatoriamente, Pelé, então reserva da equipe, ficou com a camisa 10 que veio a eternizar.

Outra curiosidade é que essa edição foi a única na história do troneio que contou com a presença de todas as seleções do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

A final foi disputada no estádio Rasunda, localizado na cidade de Solna, Região metropolitana de Estocolmo. Foi protagonizada por Brasil e os donos da casa, Suécia, que perdeu a Copa por 5 x 2 em favor do Brasil. Esse foi o primeiro título da Seleção Canarinho (embora tenham disputado a final vestidos de azul) nas Copas do Mundo.

Para essa edição do torneio foram consultados os periódicos: Paraná Esportivo e Diário Carioca.