BNDigital

Suíça: 1954

< Voltar para Exposições virtuais

Suíça: 1954

1954 celebrou a quinta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol. O torneio ocorreu na Suíça, onde fica a sede da federação esportiva, e teve início em 16 de junho, com o último jogo em 04 de julho.

As eliminatórias classificaram 16 países, dentre eles aqueles classificados automaticamente por direito, a anfitriã Suíça e o campeão da edição anterior, Uruguai. Os países que disputaram a competição seguem a lista abaixo:

- Suíça
- Uruguai
- Hungria
- Áustria
- Inglaterra
- Alemanha Ocidental
- Iugoslávia
- França
- Itália
- Tchecoslováquia
- Bélgica
- Escócia
- México
- Turquia
- Coréia do Sul
- Brasil

Essa foi a primeira Copa do Mundo com cobertura televisiva e a de maior número de gols até então: 140. Curiosamente, esta foi a primeira vez que a Seleção Brasileira vestiu uma camisa amarela, no lugar da azul, ficando imortalizada como “Seleção Canarinho”, apelido criado pelo radialista Geraldo José de Almeida.

O título foi conquistado pela Alemanha Ocidental, que venceu a Hungria na final por 3 x 2, em um jogos disputado no estádio Wankdorf na cidade de Berna.

Para esta edição do torneio foram consultados artigos nos periódicos: Careta, Paraná Esportivo, A Noite e Correio da Manhã.