BNDigital

CINEMA, MÚSICA E DANÇA DA IRLANDA

< Voltar para Exposições virtuais

CINEMA, MÚSICA E DANÇA DA IRLANDA

 

O cinema irlandês é popular no Brasil. Meu pé esquerdo (1989), Em nome do Pai (1993), O quarto de Jack (2015), Belfast (2021), A menina silenciosa (2022) e Os Banshees de Inisherin (2022) são exemplos de clássicos e indicados ao Oscar que foram especialmente bem recebidos.

Festivais dedicados ao cinema irlandês têm sido realizados em cidades como São Paulo, Florianópolis, Ouro Preto, Manaus e Salvador, com temas desde as dimensões internacionais do cinema irlandês até biografias na tela e traumas culturais, exibindo filmes de John T. Davis, Thaddeus O’Sullivan, Alan Gilsenan e Pat Murphy, entre outros cineastas. A série bilíngue A Irlanda no cinema: roteiros e contextos críticos (2011-), com roteiros e DVDs legendados, apresenta o trabalho de alguns desses diretores.

Comhaltas Brasil, a filial brasileira da Comhaltas Ceoltóirí Éireann, organização que promove e preserva a música e a cultura tradicional irlandesa em todo o mundo, foi criada em 2018, geminada com a Comhaltas Bray, na Irlanda. A organização incentiva a música, a dança e a língua nativa da Irlanda, Gaeilge, por meio de oportunidades de estudo e um festival anual de música irlandesa. Além disso, vários grupos se dedicam à música irlandesa tradicional e contemporânea em todo o Brasil, muitas vezes nas comemorações cada vez mais populares do Dia de São Patrício. U2, a banda de rock mais famosa da Irlanda, fez sua primeira turnê pelo Brasil em 1998 e, desde então, tem apresentado shows com lotação esgotada em algumas das maiores cidades do país.

Danças tradicionais irlandesas, como Céilí e set dancing, e agora a mundialmente famosa Riverdance, também estão aumentando em popularidade. A Banana Broadway, uma escola de dança brasileira dirigida por Fernanda Faez, que trabalha com dança irlandesa desde 1998, foi vice-campeã do Campeonato Mundial de Dança Irlandesa de 2017. Entre os projetos e realizações da escola estão a Cia Celta Brasil, a primeira companhia de dança irlandesa profissional do Brasil, que, em 2013, se apresentou no Rock in Rio, e o Festival Celta Brasil, com 19 edições realizadas. A dança irlandesa é hoje apreciada por sua singularidade e beleza em todo o país.