BNDigital

DOM PEDRO II NA IRLANDA

< Voltar para Exposições virtuais

DOM PEDRO II NA IRLANDA

 

A cobertura jornalística irlandesa do Brasil começou no século XIX com artigos sobre temas como emigração para o Brasil; escravidão; o estabelecimento das comunicações telegráficas entre o Brasil e a Europa; a Grande Seca no Brasil; e a expulsão do Imperador Dom Pedro II e sua família do país.

Doze anos antes, o Imperador e sua esposa visitaram a Europa com uma pequena comitiva. Como parte dessa jornada, eles fizeram uma viagem particular de cinco dias à Irlanda, de 7 a 11 de julho de 1877, incluindo Belfast, a Calçada dos Gigantes, Dublin, Killarney e Cork. A visita praticamente não foi noticiada no Brasil, mas recebeu ampla cobertura da imprensa irlandesa, como, por exemplo, no Belfast News Letter e no The Irish Times.

O principal motivo da visita do imperador foi inspecionar o então maior telescópio do mundo, em construção em Dublin para exportação para a Áustria.

Dom Pedro II chegou a Belfast de navio, onde foi recebido pelo Vice-cônsul brasileiro. De lá, visitou uma atração turística, a Calçada dos Gigantes. Naquela mesma noite, já estava em Dublin, visitando a cervejaria Guinness! O imperador se hospedou no Shelbourne Hotel.

Os lugares que visitou refletiam sua curiosidade intelectual sobre diversos assuntos, por exemplo: o Jardim Botânico (botânica); o túmulo do líder nacionalista irlandês Daniel O’Connell no cemitério de Glasnevin (história); Trinity College (química); a Galeria Nacional (arte e esculturas); o Royal College of Surgeons (medicina); e a Royal Irish Academy (antigos manuscritos irlandeses), onde a Imperatriz demonstrou interesse em livros do escritor e poeta irlandês Thomas Moore. De Dublin, o grupo pegou um trem para os belos Lagos de Killarney e seguiu para uma rápida visita a Cork, sua universidade e o Butter Market – o maior mercado do mundo na época.

Na imprensa irlandesa, Dom Pedro ganhou fama de estar coletando informações a serem aplicadas em seu retorno, em benefício de seus súditos.