BNDigital

IRLANDESES NO BRASIL

< Voltar para Exposições virtuais

IRLANDESES NO BRASIL

 

Com grande prazer inauguro a exposição Irlandeses no Brasil, em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e o Consulado Geral da Irlanda em São Paulo.

Em setembro de 1822, o príncipe Dom Pedro declarou a independência do Brasil de Portugal, e, cem anos depois, a Irlanda tornou-se o que era então conhecido como Estado Livre Irlandês. Hoje, ao refletirmos sobre o centenário da independência irlandesa e bicentenário da independência brasileira, e ao nos aproximarmos de meio século de relações diplomáticas entre a Irlanda e o Brasil, o lançamento desta exposição não poderia ser mais oportuno.

Irlandeses no Brasil conta histórias do povo irlandês e seus descendentes no Brasil: de missionários irlandeses a Narcisa O’Leary, esposa irlandesa do Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva, a Roger Casement, diplomata que lutou pelos direitos dos povos indígenas na Amazônia. A exposição também reconhece o significativo número de autores, dramaturgos e ganhadores do Prêmio Nobel irlandeses, cujas obras traduzidas tem grande repercussão no Brasil. Quando nosso mestre poeta Paul Durcan lançou seu volume de poesia em 1999, Greetings to Our Friends in Brazil (Saudações aos nossos amigos no Brasil), em 1999, ele trouxe o Brasil para dentro de todas as casas e salas de aula da Irlanda.

Sou imensamente grato à Biblioteca Nacional, cujos arquivos conferem vida a essas histórias, e agradeço a cooperação de sua equipe na montagem desta exposição. Também gostaria de expressar meu profundo apreço pelo trabalho e dedicação dos curadores: Peter O’Neill, que idealizou esta exposição e cuja pesquisa de uma vida inteira serviu como base para os conteúdos da mostra, e Profa. Dra. Beatriz Kopschitz Bastos, especialista em Estudos Irlandeses, filiada à Universidade Federal de Santa Catarina, que, há décadas, tem promovido a literatura, o teatro e o cinema irlandeses no Brasil e criado laços duradouros entre instituições educacionais e culturais irlandesas e brasileiras.

 Seán Hoy, Embaixador da Irlanda no Brasil