BNDigital

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

< Voltar para Exposições virtuais

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

 

As calorosas relações diplomáticas entre a Irlanda e o Brasil tem se fortalecido cada vez mais, desde seu estabelecimento em 1975 – embora esta exposição demonstre que as profundas conexões entre nossos dois países remontam há séculos!

As relações diplomáticas estabelecidas em 1975 foram consolidadas com a Embaixada do Brasil em Dublin, em 1991, a Embaixada da Irlanda em Brasília, em 2001, e o Consulado da Irlanda em São Paulo, em 2015. Desde que as relações diplomáticas foram firmadas, o relacionamento entre os dois países tem sido amigável e produtivo e tem crescido em diversas áreas de cooperação. Em 2022, a Irlanda lançou sua primeira estratégia para a região da América Latina e Caribe, da qual as relações com o Brasil são parte crucial.

O engajamento político entre a Irlanda e o Brasil em alto nível ocorre de maneira regular, inclusive por meio de três visitas presidenciais da Irlanda ao Brasil. O Brasil também recebeu visitas de muitos ministros do governo irlandês, incluindo os responsáveis por Comércio, Educação e Ciência, bem como Ceann Comhairle (Presidente da Câmara), em 2019.

A Irlanda também teve a satisfação de fornecer apoio ao governo do Brasil, principalmente por meio de suprimentos médicos durante a pandemia da COVID-19 e assistência na proteção da floresta Amazônica.

Nossas relações diplomáticas também têm facilitado parcerias em outros setores: o Brasil é o segundo maior parceiro comercial da Irlanda na América Latina, e muitas empresas irlandesas estão expandindo suas operações aqui, com o apoio do escritório da Enterprise Ireland, em São Paulo. Milhares de brasileiros estudaram em universidades irlandesas, participando do Ciência sem Fronteiras e de outros projetos de cooperação acadêmica, e a cada ano a Irlanda recebe mais de quinze mil estudantes de inglês provenientes do Brasil. O amor dos brasileiros pela cultura irlandesa fica claro nesta exposição!

Além disso, a Irlanda é hoje o lar de dezenas de milhares de brasileiros, uma comunidade que cresceu exponencialmente nos últimos anos e deu uma contribuição extremamente valiosa para a sociedade irlandesa. Os laços criados pela diáspora brasileira – morando, trabalhando e estudando na Irlanda – são sem dúvida positivos.

O ímpeto criado em nosso relacionamento bilateral é muito bem-vindo, e ambos os lados esperam fortalecer, de modo contínuo, os laços entre nossos governos e povos.