BNDigital

William Hogarth

< Voltar para Exposições virtuais

William Hogarth


Hogarth desenhista, pintor e gravador a buril e à água-forte, nasceu em Londres em 1697. Aprendeu o ofício de ourives e logo entrou para a Academia de St. Martin’s Lane, a fim de estudar desenho ao natural. No início de sua carreira, ganhava o estritamente necessário para viver, abrindo em metal brasões e endereços para as chapas das portas dos negociantes, e desenhando e gravando cartuchos e rótulos.

Depois, passou a gravar para livreiros, segundo os próprios desenhos. Frequentou a oficina de pintura de Jacob Thornill, pintor do Rei, a quem criticava pela maneira de pintar. Acabou por casar-se clandestinamente com a filha de seu mestre em 1730. A esse tempo, dedicava-se à pintura de retratos. Reproduzia na tela os seus modelos com absoluto rigor, sem omitir, nem corrigir nenhum detalhe do aspecto de seus retratados, o que o fez perder clientela. Em suas próprias palavras: “Estou resolvido a compor comédias na tela, a pintar não assuntos clássicos, mas retratos burgueses; não pintarei mais heróis imaginários. Serei útil”. Em nenhum outro país, a caricatura teve tanta liberdade, e Hogarth é tipicamente inglês na natureza didática de suas sátiras.

Dedicou-se a retratar os defeitos e vícios do seu tempo: tudo o que lhe parecia ridículo ou repreensível foi assunto de suas composições. Realizou 260 gravuras, algumas inteiramente gravadas por ele e outras trabalhadas em conjunto com outros artistas sob sua direção. Faleceu aos 67 anos na vila de Chiswick, perto de Londres.

Mesmo Hogarth não tendo sido um exímio técnico na arte de gravar, permanece único e especial no que concerne ao grande espírito crítico em suas sátiras de cunho político-social e de crítica aos costumes, como podemos observar na gravura à água-forte e a buril The Brench: quatro figuras caricaturadas e burlescas, a meio-corpo, sentadas, com as clássicas cabeleiras dos juízes ingleses, vestidas de toga de magistrado e presidindo a sessão do tribunal, à qual, como se vê, não prestam a menor atenção. São eles: Sir John Willes, Lord Chief Justice; Hon. Wn. Noel; Hon. Mr. Bathurst; e Sir Edward Clive. Já na gravura a buril Southwark Fair, Hogarth nos mostra os tipos de entretenimento que eram oferecidos para “pessoas de todas as distinções e ambos os sexos”.
Anterior Próxima