BNDigital

Apresentação

< Voltar para Exposições virtuais

Apresentação

“Um país se faz com homens e livros”

A famosa frase de Monteiro Lobato reflete a vida de um homem que se dedicou aos livros e à formação do leitor, que exerceu um papel fundamental no desenvolvimento da indústria do livro no Brasil, atuando como tradutor, adaptador e editor, e contribuindo para levar a palavra impressa a todos os cantos do país.

No ano em que a obra de Lobato torna-se domínio público, não podemos deixar de salientar sua importância para a literatura brasileira. Em paralelo a tantas reedições e adaptações de seus livros, a Fundação Biblioteca Nacional apresenta, por meio desta mostra, documentos representativos da trajetória de Monteiro Lobato, especialmente em seus aspectos menos conhecidos: sua correspondência com o escritor Lima Barreto, de quem foi editor, e as obras destinadas ao público adulto. Quanto à série do Sítio do Picapau Amarelo, optou-se por mostrar a colaboração de diferentes ilustradores e capistas, levando os visitantes a perceberem como os personagens e os próprios livros, no que toca ao aspecto gráfico, passaram por transformações no decorrer do tempo.

Esperamos que nossos visitantes apreciem conhecer um pouco mais sobre Monteiro Lobato, autor de fundamental importância não apenas pela construção de sua literatura, em constante debate, mas também por seu papel como editor e promotor do livro e pela sua inegável participação na formação de tantos leitores brasileiros.

Ana Lúcia Merege
Verônica Lessa
Curadoras